Lucas Pavin

Jaraguá terá o fator local na primeira partida. Foto: Lucas Pavin

De um lado, o Jaraguá. Do outro, o Joinville. Quem ganha? O torcedor. Demorou, mas após seis anos, o ‘maior clássico do futsal brasileiro’ volta a decidir o Campeonato Catarinense. E o primeiro capítulo será neste domingo (19), com o Aurinegro recebendo o Tricolor, às 14h, na Arena.

Para chegar à final, os rivais tiveram campanhas sólidas durante toda competição. Segundo melhor ataque e defesa, o time jaraguaense perdeu apenas um dos 15 jogos disputados, sendo terceiro colocado na primeira fase, líder de seu grupo na segunda etapa e passou na semifinal pelo Joaçaba.

Já o Joinville tem os melhores números do torneio. A equipe ainda não sofreu derrota, tem 13 vitórias em 15 partidas, o melhor ataque e defesa, e foi líder nas duas primeiras fases, despachando o Blumenau na semi. Com um dos maiores investimentos do país e jogadores que defenderam o Brasil na última Copa do Mundo, como o goleiro Willian e o pivô Dieguinho, o Joinville  desponta como favorito.

Mas a velha máxima de que “clássico é clássico e vice-versa” já deu provas históricas que a ‘superioridade teórica’ pouco vale antes da bola rolar, sobretudo, se tratando de um Jaraguá e Joinville.

“Sabemos como é o esporte, investimento não entra em quadra. Fizemos uma grande semifinal contra o Joaçaba e tivemos uma classificação sólida, que animou o grupo. A confiança está alta e chegamos muito motivados para essa final”, disse o técnico Fernando. Apesar da melhor campanha do time joinvilense, não há vantagem na decisão em uma eventual prorrogação no duelo de volta, que acontece na próxima terça-feira (21), às 19h, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville. Se chegar ao tempo extra do segundo jogo e persistir o empate, o campeão será decidido nas penalidades.

Ingressos

Com expectativa de um grande público na Arena Jaraguá, os torcedores ainda podem garantir ingresso antecipado nos Postos Mime Matriz e Weg 2, loja Sport+ Uniformes, no bairro Czerniewicz, e no Boteco do Espeto, na Vila Lenzi.

O valor é de R$ 20, com opção de meia-entrada por R$ 10 para estudantes e idosos. A comercialização nos pontos de venda segue durante todo sábado (17) e até às 11h de domingo.

Caso os lotes não forem esgotados, as entradas serão disponibilizadas nas bilheterias da Arena, a partir das 12h.

Vale ressaltar que o torcedor deve apresentar o comprovante de vacinação completo (duas doses ou dose única) ou exame negativo para Covid-19 na entrada do ginásio.

Como vem o Joinville

Diferentemente do Jaraguá que terá elenco quase completo – único desfalque é o fixo/ala Jhoy que já jogou a competição por Curitibanos -, o Joinville vem a Jaraguá do Sul com alguns problemas.

São três desfalques certos: o goleiro Willian, que está em período de treinos com a seleção brasileira e só deve jogar o duelo de volta, além do fixo Daniel e o pivô Genaro, lesionados. Já o fixo Andrei ainda é dúvida por estar com fortes sintomas gripais.