Com a Europa pronta para sediar a Copa do Mundo de Futsal da FIFA pela primeira vez desde a Espanha em 1996, os destaques ​​do continente disputarão as primeiras quatro vagas da UEFA no Mundial da Lituânia.

Seleção Espanhola

Espanha é a única seleção da Europa que participou de todas as edições da Copa do Mundo de Futsal. Foto: Seleção Espanhola

As 16 equipes qualificadas para a fase final das Eliminatórias Europeias foram divididas em quatro grupos, contendo quatro seleções em cada. Os vencedores de cada grupo se classificarão diretamente para a Lituânia 2020, enquanto as quatro seleções que ficarem na segunda posição de cada grupo se enfrentarão em uma espécie de repescagem, de 9 a 12 de abril, para determinar os últimos dois representantes da Europa na Copa do Mundo 2020.

Os grupos

Grupo A – (30 de janeiro a 2 de fevereiro) – Portugal (anfitriões), Itália, Bielorrússia e Finlândia.

O anfitrião e atual campeão europeu Portugal, liderado pelo astro Ricardinho, entra no Grupo A como favorito. A Finlândia e a Bielorrússia se destacaram na fase preliminar para chegar à elite. Já a Itália, finalista da Copa do Mundo de Futsal 2004, também vai lutar por uma vaga no Mundial.

Grupo B – 1 a 4 de fevereiro – Espanha, Sérvia (anfitriões), Ucrânia e França

No Grupo B, a Espanha está se esforçando para alcançar sua nona Copa do Mundo de Futsal. Qualquer coisa que não seja a classificação direta seria uma surpresa para os campeões mundiais de 2000 e 2004, que competiram em todas as edições da Copa do Mundo de Futsal até agora – um recorde que apenas Argentina e Brasil podem possuem. Por outro lado, a Sérvia pode aproveitar ao máximo sua vantagem de jogar em casa, enquanto a França pretende se qualificar para a Copa do Mundo pela primeira vez. Já a Ucrânia busca surpreender na chave e voltar ao Mundial da modalidade.

Grupo C – 29 de janeiro a 1 de fevereiro – Rússia, Azerbaijão, Eslováquia e Croácia (anfitriões)

Com uma equipe excepcional, a Rússia, finalista da Copa do Mundo de 2016, segue para a Croácia como a favorita do Grupo C. Resta saber também se a Eslováquia, que nunca se classificou para o Mundial, pode se defender contra seleções experientes da Europa, como Azerbaijão e Croácia.

Grupo D – 2 a 5 de fevereiro – Cazaquistão, Eslovênia, Romênia e República Tcheca (anfitriões)

No Grupo D, o Cazaquistão e a República Tcheca – ambos veteranos da Copa do Mundo – enfrentam duas seleções que, se chegarem à Lituânia 2020, significaria abrir novos caminhos. A Eslovênia e a Romênia buscarão surpreender na chave.