Fifa
Moretti é destaque da seleção americana

Uma nova-iorquina de 21 anos partiu para uma viagem dos sonhos a Perugia com sua família. A mente de Cynthia Alston disparou de excitação durante o vôo de 12 horas do JFK para o Aeroporto San Francesco d’Assisi. Ela fantasiou em ver a Santíssima Trindade – afrescos dos pintores renascentistas Rafael e Pietro Perugino – na Cappella di San Severo; saboreando coquetéis Garibaldi e Negroni em praças encantadoras ; visitando o Arco Etrusco, Galleria Nazionale dell’Umbria e Rocca Paolina; e degustar os chocolates Baci, as trufas negras, os queijos pecorino envelhecidos em cavernas, as carnes curadas e as massas Stringozzi pelas quais a região é conhecida.

 A última coisa em seus pensamentos – especialmente porque estava acompanhada pelos pais – era romance. Então seus olhos encontraram os de um estudante de medicina de Jesi, uma cidade medieval nos arredores de Ancona. Foi amor à primeira vista. Num piscar de olhos, ela trocou a vida de solteira pelo casamento e a “Big Apple” pela península em forma de bota.

Cynthia e Carlo Moretti estão maravilhosamente unidos há 53 anos desde então. Andrea e Diego, os dois filhos do casal, cresceram querendo passar um tempo na terra natal da mãe. O primeiro concluiu o mestrado na Lehigh University em Bethlehem, Pensilvânia, e morou e trabalhou em Nova York por sete anos memoráveis. A meta de Diego era terminar o curso de ciências políticas em Bolonha e depois fazer uma bolsa de estudos esportivos nos Estados Unidos. Porém, assim como aconteceu com sua mãe , um sonho se transformou em outro. Ele encerrou abruptamente seus estudos e espera morar nos EUA, aceitando uma oferta de um clube profissional de futsal quando tinha 19 anos.

Nos 18 anos seguintes, ele teve uma carreira admirável como goleiro na primeira divisão da Itália. “Sempre achei que tomei a decisão certa”, disse ele, “mas havia uma parte de mim que estava triste por nunca ter morado nos Estados Unidos”. Então, na infância de 2020, ele recebeu um alerta inesperado no Messenger que abalaria seu mundo e aliviaria seu arrependimento. Estava perguntando se ele tinha passaporte americano. A resposta foi afirmativa. Surpreendentemente, 15 minutos depois, Dusan Jakica, treinador da relançada equipa de futsal dos EUA, estava ao telefone.

Moretti inspiraria heroicamente os EUA para sua primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA ™ desde 2008 e seria o capitão deles na Lituânia em 2021. O jogador de 42 anos conta à FIFA sua história alucinante e discute as esperanças da equipe dos EUA no próximo Campeonato Concacaf de Futsal , que oferece quatro ingressos para as finais globais no Uzbequistão.

Fifa
Moretti é italiano de nascimento

FIFA: Quando criança, você sempre quis morar nos EUA por um período, certo?

Diego Moretti: As duas irmãs da minha mãe moram em Nova York. Tenho muitos primos nos Estados Unidos. Meu irmão estudou lá, fez mestrado e trabalhou sete anos em Nova York. Sempre pensei que iria ficar ali por um tempo. Minha paixão é o esporte. Joguei como atacante no futebol, como ala no handebol, e joguei tênis. Achei que os Estados Unidos seriam uma grande oportunidade para praticar e estudar esportes. Mas comecei a jogar futsal aos 17 anos e aos 19 fui chamado para jogar em um time profissional da primeira divisão. Na altura, eu estava a estudar ciências políticas em Bolonha, mas tive de desistir. Acho que tomei a decisão certa, mas sempre fiquei um pouco triste por nunca ter ido para os Estados Unidos. Ser convocado pelos EUA foi a maneira perfeita de compensar. Eu me sinto muito sortudo.

Fifa
Goleiro empresta experiência ao time

Sua primeira convocação aconteceu de uma forma bem inusitada, né?

Foi uma situação maluca. Havia um cara que eu não conhecia chamado Nicholas Silvestri. Ele tem uma academia de futsal. Ele me contatou pelo Messenger dizendo: ‘Você tem passaporte americano, certo?’ Eu disse sim. Quem é você?’ Ele explicou, perguntou se poderia repassar a informação ao técnico dos EUA e perguntou se eu tinha um vídeo para enviar a ele. Perguntei se ele conhecia o treinador. Ele disse não. Então, pensei: ‘Não há absolutamente nenhuma chance de que algo aconteça’, mas enviei o vídeo para ele mesmo assim. Quinze minutos depois o telefone toca. Para minha descrença, era Dusan Jakica, o técnico dos EUA. Ele disse: ‘Você realmente tem um passaporte americano?’ Eu falei: ‘Sim, mas expirou, preciso renovar’. Ele disse: ‘Envie-me todas as informações e eu resolverei isso. Temos um acampamento na Croácia nos próximos 20 dias.’ Foi louco. Já imaginou jogar futsal por 20 anos e, 15 minutos depois de enviar um vídeo para uma pessoa aleatória, receber uma ligação do técnico da seleção dos EUA? Foi absolutamente louco.

No seu primeiro torneio, o Campeonato Concacaf de Futsal, você ajudou os EUA a voltarem à Copa do Mundo pela primeira vez desde 2008 e a terminarem como vice-campeões na região…

Quando fui convocado pela primeira vez, jogava pelo Pádua, na primeira divisão italiana. Cheguei ao acampamento e era o único jogador profissional de futsal. Então veio o COVID. Acabamos entrando no Campeonato Concacaf [Futsal] sem experiência. Não conhecia nenhum dos meus companheiros de equipe. Não tínhamos ideia em que nível estávamos, nem expectativas. Foi incrível porque nos classificamos para a Copa do Mundo e chegamos à final contra a Costa Rica. Perdemos por 3-2, mas todo o torneio foi mágico, incrível.

Como foi sua experiência na Lituânia 2021?

Foi uma das coisas mais emocionantes da minha vida. Dois anos antes eu nem imaginava que jogaria uma Copa do Mundo. Foi dificil acreditar. Estar com a camisa dos EUA e ouvir o hino nacional foi uma grande honra. Fomos muito derrotados em nosso primeiro jogo, mas o que você esperava? Éramos principalmente jogadores de salão e jogávamos contra os campeões mundiais. Essa Copa do Mundo é algo que vou lembrar para o resto da minha vida.

Fifa
Moretti em ação no Mundial de 2021 na Lituânia

Você está agora na Nicarágua para o Campeonato Concacaf de Futsal. O objetivo dos EUA é simplesmente se qualificar para o Uzbequistão em 2024 ou você quer mais?

Pessoalmente, quero vingar-me da Costa Rica. É pra isso que eu estou aqui. Sei que essa oportunidade só surgirá na semifinal ou na final, então primeiro só estou pensando no nosso jogo de abertura contra Trinidad e Tobago. Nosso primeiro objetivo é sair do grupo e depois vencer as quartas de final, que é como uma final porque há uma vaga na Copa do Mundo em jogo. Se conseguirmos chegar às meias-finais, queremos lutar pelo título. Será muito difícil porque a Costa Rica e a Guatemala têm ligas profissionais. Eles praticam todos os dias. A maioria dos nossos jogadores joga futebol de salão, que é um esporte completamente diferente. Você não tem cobranças de cobrança, cobranças de escanteio, lances de bola parada. Trinta por cento dos gols no futsal são marcados em lances de bola parada. Na Europa é de 35 a 40 por cento. É porque as equipes profissionais trabalham arduamente para dominá-los. Se você não tem esse benefício, imagine o quanto você perde? Sou um bom goleiro de futsal. Você acha que eu poderia ir brincar dentro de casa? Não. Eu precisaria de tempo para fazer a transição. Eu precisaria praticar todos os dias. Então, talvez, depois de um tempo eu pudesse praticar esse esporte. Dito isto, se conseguirmos garantir a classificação para a Copa do Mundo, daremos tudo para conquistar o título.

Você acha que os EUA estão melhores do que há três anos?

Sim, sem dúvida. A escalação é completamente diferente de três anos atrás. Só há quatro jogadores aqui que estiveram comigo na Guatemala. Não temos certeza em que nível estamos. Mas o mesmo acontece com as outras equipas – elas também têm muitos jogadores novos. Temos que nos adaptar rapidamente, ganhar confiança, mas tenho certeza que temos muito mais qualidade do que tínhamos há três anos.

Quão bom é Lucho Gonzalez?

Conheci o Lucho porque ele joga na Itália. Quando descobri que ele tinha passaporte americano, comecei a perguntar a amigos que haviam jogado com ou contra ele como ele é. Então eu meio que o descobri junto com Dusan Jakica. Quando vimos o Lucho no primeiro acampamento, ficamos muito entusiasmados. Quando você vê um jogador que sabe jogar e tem a habilidade do Lucho, você sabe o quanto ele vai melhorar o time. Agora ele tem 29 anos. Ele agora tem muita experiência para acompanhar seu talento. Ele também tem uma boa personalidade.

Luiz Morales está em ótima forma de gol…

Ele é um pivô muito completo. Ele pode virar à direita, à esquerda, atirar com os dois pés. Ele faz o jogo parecer fácil. Ele joga em alta intensidade, tem uma boa mentalidade. Também temos [David] Ortiz, Sebastian [Mendez]. Esses jogadores podem fazer uma grande diferença para nós.

O que você acha que os EUA têm potencial para alcançar no futsal?

Acho que o futsal tem um potencial enorme nos Estados Unidos. Estive em Portland, Dallas. Eles têm academias impressionantes, ótima infraestrutura. As crianças começam a jogar futsal desde muito pequenas, o que é muito importante para o crescimento do esporte. Porém, o mais importante é criar uma liga. Você pode ter jogadores talentosos, mas se não tiver uma liga, eles irão praticar outro esporte. Não dá para jogar futsal de vez em quando e competir contra jogadores que jogam o tempo todo. Mas acredito que eles vão criar uma liga. Eles adoram esportes como o basquete, onde um time está perdendo faltando apenas alguns segundos para o fim e eles podem virar a situação e vencer. Acredito que eles vão adorar o futsal aqui quando ele se popularizar.