Com o acúmulo de jogos vem o desgaste físico dos atlletas. Tem aqueles que por odem física muitas vezes precisam de um tempo maior de recuperação. Com a série de jogos muitas vezes tem as suspensões por questão disciplinar. Para suprir tudo isso, ainda mais quando o plantel não é numeroso, cada técnico recorre à base do clube. Na Assoeva/Unisc/ALM nada disso é diferente. É o que Fernando Malafaia vem fazendo. Com isso os meninos da base recebem as oportunidades que tanto almejam.

Roni Muller

Ygor está integrado à equipe adulta. Axel, a cada temporada que passa, tem a oportunidade de aprimorar suas qualidades de velocidade e finalização

A cada entrada da equipe em quadra, o torcedor de Venâncio Aires enxerga ‘uma cara nova’. Muitos aguardam pelo anúncio do nome do camisa tal para saber de quem se trata.
Ygor Mota, o camisa 8 da Assoeva, agora integrado somente na equipe adulta, é quem está recebendo mais oportunidades. Ele tem marcado gols. Tem três no Gauchão e um na Liga Futsal.

Axel Davis é uma grande promessa. O pivô é goleador e uma das principais referências da equipe Sub-20. Maurício Silva e Vagner Manica são mais doi smeninos oriundos da base.
Axel ainda não marcou na competição nacional mas em compensação, no Estadual, já balaçou a rede em duas ocasiões. Fez um dos gols no 6 a 1 contra a Asif, em Ibirubá. No sábado deixou o seu no 3 a 0 contra Sobradinho.

Maurício tem um gol no Estadual que foi marcado na vitória por 2 a 0 contra a ATCEL, no ginásio da Coopeva.

“Essa maior participação dos jovens vem graças ao empenho de cada um nos treinamentos. Se as oportunidades estão surgindo, é porque fazem por merecer. Nós que somos mais experientes buscamos orientar cada um deles. Aqui somos uma equipe e todos se ajudam”, destaca o capitão da Assoeva, Boni.

“Sempre trabalhei com o propósito de chegar lá. Aos poucos o professor Malafaia está dando aquela oportunidade tão almejada. É procurar se dedicar sempre mais”, afirma o garoto.
Axel ressalta o apoio dos demais colegas. “Aqui me dão a maior força. Cabe ao atleta aproveitar as oportunidades e saber ouvir aqueles mais experientes do grupo”, completa o camisa 9.

Na Sub-20, Vagner e Maurício tem sido peças fundamentais na equipe orientada pelo técnico Tuchê. Os dois são canhotos. A dupla também tem recebido as primeiras oportunidades na equipe principal dentro das suas qualidades. Vagner, por exemplo, entra em quadra naquelas ocasiões de cobrança de falta pois tem bastante força.