Atual melhor do mundo, Pito conversou com o ge sobre a expectativa para o ano na seleção brasileira, que conta com Copa América em fevereiro e Copa do Mundo em setembro.

— Esse ano é muito importante para a seleção brasileira porque já faz um tempo que o Brasil não chega em uma final de Copa do Mundo. Esse ciclo que estamos está sendo bem trabalhado, não falhamos nenhuma Data Fifa, isso é muito importante. Estamos aproveitando ao máximo para chegar o melhor possível no Mundial e alcançar o objetivo principal que é o Brasil campeão — disse Pito.

Divulgação CBF
Pito, pivô da seleção brasileira

De nove edições de Copa do Mundo de Futsal, o Brasil foi campeão em cinco, mas não conquista o título desde 2012. Em 2016 a Argentina foi campeã, e Portugal em 2021.

Na convocação para a Copa América, apenas dois dos 16 atletas da lista do técnico Marquinhos Xavier atuam no Brasil (Leandro Lino e Marcênio). Pito analisa as diferenças do contexto do futsal no Brasil para a Europa.

— Tem diferença, aqui o pessoal fala mais de futsal, tem mais essa mídia, mas o Brasil agora tá dando um passo para frente. Eu acho que tá se igualando e, de jogador, não tem como discutir, o Brasil é o celeiro de craques. Até porque, os melhores de todas as equipes, tanto aqui na Espanha, quanto em Portugal, são brasileiros. Tem que valorizar muito o futsal brasileiro.

— No Mundial, quem joga na Europa vai estar de férias, isso o Marquinhos tem que olhar e o atleta se preparar. O Marquinhos tem convocado a mesma seleção já por várias datas, muda um e outro por lesão, mas ele tá priorizando desde o começo do ciclo levar o máximo de atletas que já foram convocados, para não mesclar muito. Se eu não me engano, teve um ciclo de Mundial que passaram 90 e tantos atletas, não tem uma base sólida. Tiveram vários jogadores no Brasil que se destacaram nas finais da Liga [Nacional de Futsal], só que fica um pouco apertado. Eu sei que é difícil, vários estão num momento muito bom e não vão ter essa oportunidade, mas é o Marquinhos que decide. Eu só tento ser convocado e dar o meu melhor toda vez que eu sou convocado.

Após a Copa América, a seleção brasileira terá apenas uma Data Fifa antes da convocação para a Copa do Mundo, que será disputada entre 14 de setembro e 6 de outubro, no Uzbequistão.

Divulgação Barcelona
Pito, pivô do Barcelona e da seleção brasileira

A Copa América de Futsal será em Luque, no Paraguai, entre 2 e 10 de fevereiro, e Pito acredita em mais um título do Brasil. Das 13 edições do campeonato, o Brasil venceu 10.

Em 2022, na última edição, a Argentina foi campeã e o Paraguai vice. O Brasil foi terceiro lugar.

— Quem mais compete é, sem dúvidas, Argentina, Paraguai e Colômbia, que a última Copa América disputou terceiro e quarto com a gente. Tem várias seleções que estão surpreendendo, mas a gente não tem muito vídeo deles porque não tem tanta estrutura na América, eu acho que que falta um pouco isso. Mas as principais sempre são Argentina e Paraguai, que sempre estão incomodando a gente — analisa Pito.

O Brasil ainda não conhece seus adversários da fase de grupos da Copa América, porque o sorteio acontece apenas no dia 12 de janeiro.

Divulgação
Pito com o prêmio de melhor jogador de futsal do mundo em 2023

Melhor do mundo

No final de dezembro de 2023, Pito desbancou o conterrâneo Ferrão e recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo no Gala Mundo Futsal Decathlon, prêmio não oficial da Fifa – o Annual Futsal Awards, premiação de melhores do mundo chancelada pela Fifa, não ocorre desde 2021.

— Esse prêmio é muito gratificante, ainda que não tenha chancela da Fifa, mas estar ali recebendo o prêmio do maior evento do futsal, para mim, é uma grande honra e só dá motivação para trabalhar.

Pito foi eleito o MVP e melhor pivô da Liga Espanhola de Futsal na temporada 2022/23. Antes dele, Ferrão, também pivô do Barcelona e também natural de Chapecó, havia sido o melhor do mundo por três anos consecutivos.