LNFS
Os jogadores do Mallorca Palma Futsal comemoram um gol

Apesar da derrota frente ao Viña Albali Valdepeñas, a equipa das Baleares garantiu, este sábado, a presença nos playoffs do título pela nona época consecutiva. Será o décimo da sua história, já que leva 23 pontos ao nono, Real Betis Futsal, com apenas 21 em jogo. Os comandados de Antonio Vadillo chegam ao Barça e tentarão repetir a presença na final da última temporada.

O Mallorca Palma Futsal lutará desde o final de maio para conquistar o primeiro título da liga de sua história. A equipe comandada por Antonio Vadillo tem a possibilidade de conquistar três troféus nesta temporada, pois está classificada para a Final Four da Copa SM El Rey, que será disputada nos dias 1 e 2 de abril em Antequera. Também para a Final Four da UEFA Futsal Champions League, na qual atuará também como anfitrião entre os dias 5 e 7 de junho. E não vai faltar ao encontro nos Play Offs para o título da Liga, onde já se tornou titular.

O então denominado Fisiomedia Manacor conseguiu a primeira passagem da história do clube na temporada 2010/11, quando ainda era recém-promovido à Primeira Divisão. Depois de três anos à porta, em 2014/15 começou a melhor fase da equipa palmarista. A seqüência ininterrupta os levou a jogar nove temporadas consecutivas no Play Off pelo título. O mesmo podem dizer os grandes nomes dos últimos anos: Inter FS, Barça e ElPozo Murcia Costa Cálida.

Além disso, tem conseguido o passaporte com alguma facilidade, apesar de ter perdido no jogo deste sábado frente ao Viña Albali Valdepeñas (4-1). Mas as equipas que poderiam estragar a festa também não venceram, como Real Betis Futsal (9.º com 26 pontos), Xota FS (10.º com 25) ou BeSoccer CD UMA Antequera (11.º com 24). “Matematicamente estar no jogo do Play Off com sete jogos para o fim é uma loucura”, declarou Antonio Vadillo no final do jogo.

O treinador defende que “custa muito entrar no Play Off”, mas não se lhe dá o valor que tem porque já se habituou: “Estamos a fazê-lo de forma tão contínua que parece fácil. Faltando sete jogos, faltando 21 pontos, chegamos a 23 para o nono, são muitos pontos e isso nos deixa felizes”.

O objetivo não está escondido na ilha: repetir a presença na final da Liga. A época passada, 2021/22, foi a sua melhor prestação. Alcançaram o segundo lugar e qualificaram-se para a UEFA Futsal Champions League, competição que tanto lhes tem dado alegrias esta época. Anteriormente, chegaram às semifinais quatro vezes: 2014/15, 2015/16, 2019/20 e 2020/21. Nas quatro partidas restantes, eles caíram nas quartas de final.

Com o bilhete já obtido, o Mallorca Palma Futsal olha para cima. Nesta jornada, com a derrota na Virgen de la Cabeza e o triunfo do Barça frente ao BeSoccer CD UMA Antequera, o líder voltou a afastar-se, seis pontos atrás. Deve-se levar em conta que ainda existe um confronto pendente entre os catalães e as Ilhas Baleares, e que devem defender a segunda posição. O Jaén FS empatou com o Noia Portus Apostoli e a diferença para o terceiro foi reduzida para dois pontos. Por todos esses motivos, Vadillo diz que a partida de terça-feira contra o Real Betis Futsal “torna-se muito importante”. Essa partida pertence à 28ª rodada, mas é antecipada devido à disputa da Final Four do evento continental.

Jaén FS, praticamente classificado

O atual Campeão da Copa da Espanha, Jaén FS, também estará no Play Off pelo título caso não ocorra uma carambola quase impensável. Estão a 21 pontos do nono colocado, Real Betis Futsal. Faltam exatamente os 21 pontos para serem disputados nas sete rodadas pendentes, mas como ainda há duelo entre as duas equipes, a classificação não é matemática.

ElPozo Murcia Costa Cálida e Jimbee Cartagena também têm rendas importantes, de 17 e 14 pontos respectivamente. O Inter FS tem uma vantagem de 12 pontos sobre os béticos que deve permitir que eles joguem esse Play Off. Ainda terão de remar Viña Albali Valdepeñas e Noia Portus Apostoli, com oito e sete pontos de aluguel.