O fim de uma era. Esse é o significado da saída de Fernando Malafaia do comando da Assoeva. O treinador deixa Venâncio Aires após oito temporadas, a mais vitoriosa delas em 2017, quando o time foi campeão gaúcho e vice da Liga Nacional de Futsal (LNF). 

Nesta terça-feira (30), Malafaia se apresenta no Corinthians, em São Paulo, onde assina contrato até o final deste ano. A equipe está na 14ª posição da Liga Nacional e está sem técnico desde a saída de Deividy Hadson, há pouco mais de uma semana

— As coisas se encaixaram de uma maneira que o cara lá de cima ajudou. Ele viu a necessidade de eu estar perto da minha família e, ao mesmo tempo, colocou um projeto gigante na minha caminhada. Saio com o coração partido, mas com o sentimento de dever cumprido — comenta o treinador.

Nos próximos dois jogos da Assoeva — contra o Independente, pela Série Ouro, na quarta-feira (1º), às 20h, e diante da ACBF, pela LNF, no sábado (4), às 18h — o treinador interino da equipe será Boni, técnico das categorias da base do clube.

Legado

Malafaia destaca que deixou uma marca em Venâncio Aires e garante que as restrições financeiras enfrentadas na Assoeva sempre serviram como uma motivação para seguir em frente. Seu tempo total com o time foi longo e dividido em duas passagens: entre 2013 e meados de 2019 e de 2022 até o último domingo.

— O que eu trouxe para Venâncio Aires foi uma forma de trabalhar onde existia início, meio e finalidade. O início era mudar o pensamento das pessoas da Asseova. O meio era melhorar a estrutura. O fim era ser campeão gaúcho e chegar em uma final de Liga Nacional. Foi um tempo de total dedicação, colaborando o tempo todo com a comunidade — explica.

A troca de treinador na Assoeva ocorre após um início ruim na Liga Nacional e um bom começo na Série Ouro. Na primeira, foram quatro derrotas e uma vitória, diante do Cascavel, em casa. Já pelo estadual, foram duas vitórias em sequência.

— O grupo é bastante jovem, mas treina com uma vontade tremenda. O jogo de Liga Nacional pune a cada equívoco e 90% desse elenco não tem vivência na competição. Mesmo assim, acredito muito na chance de a Assoeva atingir o nosso primeiro objetivo, que é estar na próxima fase da Liga Nacional — acrescenta.

Fernando Malafaia é natural do Rio de Janeiro e foi jogador de futsal entre os anos 1970 e 1990. Entre os títulos, foi campeão estadual do Rio e de Goiás, além de ter chegado nas finais da LNF, da Taça Brasil e da Libertadores. Em 2017, pela Assoeva, foi eleito o melhor treinador da Liga Nacional.