Mayelle Hall

Joaçaba bateu o Umuarama no domingo. Foto: Mayelle Hall

Nos grupos B e C da Liga Nacional de Futsal 2021 só restam uma rodada para o fim da primeira fase da competição nacional. No grupo A, por conta de alguns jogos atrasados, especialmente envolvendo o Umuarama, apenas Sorocaba, Joaçaba e Jaraguá do Sul tem mais uma partida somente para disputar.

Neste domingo (22) o Joaçaba recebeu o Umuarama em Santa Catarina, pela chave A, e venceu pelo placar de 3 a 2. Com esse resultado o time paranaense não tem mais chances de classificação para a sequência da LNF e só vai entrar em quadra mais três vezes para cumprir tabela. Com a vitória do Joaçaba as contas no grupo ficaram mais claras. No geral, 12 clubes já carimbaram passaporte para as oitavas de final, outros três estão bem perto da vaga e somente três não tem mais qualquer chance. Na primeira fase se classificam os cinco melhores de cada chave e o sexto melhor no geral.

Veja abaixo a situação de cada clube e quem ainda luta pela sobrevivência na Liga Nacional:

Grupo A – Magnus e Joaçaba estão empatados com 23 pontos, em 11 partidas, com os paulistas em primeiro pelos critérios de desempate. Ambos já estão classificados e se enfrentam na última rodada para saber quem fica com a primeira colocação. O São José é o terceiro colocado com 15 pontos em 10 jogos. Mesmo com uma partida a menos já garantiu a vaga para a próxima fase também. Santo André Intelli tem 14 pontos e está em quarto, também com 10 jogos realizados. O Corinthians é o quinto com 12 pontos em 10 jogos. O Jaraguá também tem 12 pontos, em sexto, mas já disputou 11 partidas.

O Umuarama tem apenas dois pontos em nove jogos e está eliminado. Caso o Corinthians derrote o Umuarama na partida atrasada, vai enfrentar o Jaraguá na última rodada precisando apenas de um empate para estar no mata-mata. Já a Intelli avança com uma rodada de antecedência se vencer o jogo atrasado diante do mesmo Umuarama. A situação mais complicada é do Jaraguá, que precisa torcer contra os rivais, Corinthians e Santo André Intelli, e fazer a sua parte na última rodada. Se não conseguir a classificação entre os cinco, ainda tem condições de se classificar como melhor sexto colocado, porém teria que vencer na última rodada e torcer por um tropeço do Praia Clube, que está no grupo C.

Grupo B – Na chave do Cascavel Futsal a realidade é mais clara. Sem jogos atrasados, todas os oito integrantes já disputaram 13 partidas, Carlos Barbosa, Cascavel, Joinville e Atlântico já estão garantidos na segunda fase. Blumenau, Juventude e Assoeva brigam pela última vaga entre os cinco melhores. Blumenau e Juventude ainda podem até avançar como sexto melhor da primeira fase. O Marreco não tem chance. A ACBF lidera a chave com 31 pontos. Na última rodada encara o Marreco e só pode perder o posto de líder se tropeçar e o Cascavel derrotar o Juventude. Com 25 pontos o Joinville, independente do resultado com o Blumenau, vai terminar a primeira fase em terceiro.

O Atlântico é o quarto com 20 pontos e se perder ou derrotar a Assoeva na última rodada permanece na mesma posição. Na quinta colocação com 14 pontos o Blumenau só depende dele para avançar. Basta vencer o JEC e não se preocupar com outros resultados. Se empatar ou perder, pode perder a vaga para o Juventude, o sexto com 13 pontos. A Assoeva só se classifica vencendo o Atlântico na rodada final e torcendo por uma derrota do Blumenau e um empate ou derrota do Juventude. Ainda assim teria que tirar uma diferença de dois gols para o time catarinense. O Marreco é o lanterna com cinco pontos.

Grupo C – O grupo C é o mais equilibrado de todos. Quatro equipes entram na última rodada com chances de acabar em primeiro na primeira fase. A briga é boa e todos já disputaram 13 partidas. Campo Mourão, Foz Cataratas e Marechal Rondon, três representantes do Paraná, estão empatados com 23 pontos. O Carneirão lidera pelo saldo de gols. O Tubarão é o quarto com 22 pontos. O Minas é o quinto com 18 pontos. Matematicamente são os clubes já garantidos para às oitavas de final.

O Praia Clube está na sexta posição com 15. O Pato é o sétimo com 13 e o Brasília, já eliminado, ocupa a última colocação com 10 pontos. O Minas se classifica com um empate diante do Campo Mourão na rodada derradeira. O Praia também só depende de sí. Basta vencer o Tubarão que permanece, no mínimo, como melhor sexto colocado. Se o Minas perder e o Praia vencer, ainda assim o Praia precisa tirar uma diferença de 10 gols para passar o rival nos critérios de desempate. Se perder a quinta colocação para o Praia, o Minas avança como melhor sexto. O Pato precisa vencer o Brasília na última rodada para e torcer por uma derrota do Praia. Assim pode avança como sendo o sexto melhor do geral.