Mauricio Moreira
Cascavel venceu o Pato fora de casa na última rodada

Ao fim da 16ª rodada da LNF a competição nacional fecha praticamente 2/3 da primeira fase. Serão 23 jogos para cada franqueado até a definição dos 16 classificados para as oitavas de final. Ainda faltam dois meses para a fase de classificação terminar e quem acompanha o futsal brasileiro pode pensar que é muito tempo. E se fizermos uma análise mais técnica da competição, levando em consideração o equilíbrio da Liga Nacional, é de se concordar.

No entanto, também é possível fazer avaliação interessante do que já aconteceu até aqui, afinal de contas, já são 16 partidas disputadas para 20 dos 24 clubes participantes. O Paraná é o Estado com o maior número de representantes, são sete no total. Natural que a maioria dos representantes paranaenses consiga uma classificação para as oitavas, mesmo que as colocações não sejam das melhores. Se a competição terminasse hoje Cascavel, Foz Cataratas, Pato, Umuarama e Marreco estariam nos playoffs. Esporte Futuro  e Campo Mourão estariam fora.

Hoje o Cascavel é o time que tem a melhor posição na tabela e até aqui tem sido o clube do Estado com maior regularidade também. Em quarto com 31 pontos, a Serpente chegou a ser 13º na 4ª rodada. Foi a pior colocação do time cascavelense no campeonato, porém, nas últimas cinco rodadas se estabilizou entre os cinco melhores e a 4ª posição na tabela atualmente, acaba sendo a melhor colocação que o time comandado por Lucas Chioro conseguiu.

Com 23 pontos, o Azulão da fronteira é o 9º colocado. É o time paranaense que mais oscilou no campeonato. Curiosamente é também o que colocou o Estado mais próximo do topo, em 3º na primeira rodada, pelo saldo de gols. Um 12º lugar foi o pior cenário do Foz, em quatro rodadas (2ª, 13ª, 14ª e 15ª). O terceiro melhor paranaense é o Pato, mas o time do sudoeste sempre figurou do meio da tabela para baixo. Com 19 pontos o time de Pato Branco é o 14º, mas já foi 20º duas vezes e a melhor colocação foi um 11º lugar na 11ª rodada.

Logo na sequência aparece o Umuarama, também com 19 pontos. O time do noroeste é o 15º. Em duas rodadas específicas deu um grande salto na tabela. Era 19º na 3ª rodada, foi 12º na 4ª semana e na rodada seguinte foi o 5º. Desde então só desceu e há três semanas estava fora do G-16, ocupando a 18ª posição. Fechando os 16 melhores está o Marreco Futsal. A equipe beltronense tem 19 pontos também e perde nos critérios de desempate para Marreco e Umuarama. Instável no campeonato, o Marreco já chegou a ser 5º colocado na 4ª rodada e 18º nas rodadas 14 e 15. Inclusive, pode perder o 16º lugar caso o São José derrote o Joaçaba nesta terça-feira (25).

Fora da zona de classificação estão Esporte Futuro, com 15 pontos é o 19º, e Campo Mourão, que com 13 pontos é apenas o 20º, ou seja, nem se vencer o Carlos Barbosa na noite de hoje (25) diante do seu torcedor vai conseguir entrar no grupo dos 16 que avançam. O Carneirão passou 10, das 15 rodadas que disputou, fora do G-16.

O cenário para os paranaenses na Liga Nacional de Futsal leva o torcedor a apostar que Cascavel e Foz podem se classificar sem muitas tantas dificuldades. Já Pato, Umuarama e Marreco vão precisar de muito esforço para se manterem entre os que avançam de fase. Esporte Futuro e Campo Mourão terão que melhorar muito seus desempenhos nesta reta final para chegarem aos playoffs. Ainda tem muita coisa para acontecer, até porque são 24 pontos ainda em disputa, e isso pode embaralhar a tabela equilibrada da LNF. Do 7º colocado, Carlos Barbosa com 23 pontos, para o 18º, que é o São José com 18 pontos, a diferença é de apenas cinco pontos.