O Barça continua a fazer história no futsal. Os culés fecharam o seu percurso da melhor forma possível após o tropeço da UEFA Futsal Champions League. A equipa de Jesús Velasco tem encontrado o seu melhor nível no momento mais importante da temporada e tem conseguido defender o título da Liga pelo terceiro ano consecutivo frente ao Jaén FS, que pouco tem conseguido contra o domínio blaugrana. A seleção catalã conquistou assim um novo trio de títulos: a Supertaça de Espanha, a Taça SM El Rey e a Liga. Domínio total do cenário nacional para os catalães, para quem o único troféu que lhes escapou foi a Copa da Espanha, na qual foram eliminados nas semifinais contra o Inter FS, em partida que foi decidida nos pênaltis.

LNFS
Barça, comemorando um gol na final contra o Jaén FS

O primeiro título do percurso somado pelos catalães veio no início de 2023 com a Supercopa da Espanha. Os comandados de Jesús Velasco não chegaram em boa hora, já que nessa altura não vinham bem na Liga. Apesar disso, tiveram um grande fim-de-semana e venceram claramente nas meias-finais frente ao ElPozo Murcia Costa Cálida (2-7), em que os mais destacados foram Marcenio e Pito, com dois golos cada. Na grande final enfrentou o Inter FS, time que não havia conseguido derrotar nas duas finais que havia enfrentado. Os azulgranas, que começaram por perder aquele jogo, souberam dar a volta ao jogo e dominá-lo a seu gosto, para acabarem por vencer. com vitória.

A Taça SM El Rey era, sem dúvida, uma tarefa pendente no Can Barça, tendo em conta os resultados dos últimos anos. Os catalães haviam perdido na terceira rodada em 2020/2021 e nas oitavas de final em 2021/2022. Apesar disso, recorde-se que é a sua competição de fetiche, tendo vencido oito das treze edições disputadas. Venceu a primeira edição, em 2011, conquistou os quatro primeiros títulos consecutivos e voltou a engatar três títulos consecutivos entre 2018 e 2020. Este ano, não foram um caminho de rosas o que encontraram no seu percurso no torneio. Pelo caminho deixaram para trás o Sala 10 Zaragoza (5-7) nos oitavos-de-final e o Jaén FS nos quartos-de-final (7-2).

Já nas meias-finais, depois de terem sido eliminados da UEFA Futsal Champions League e da Taça de Espanha e de terem sofrido lesões de jogadores importantes como Ferrão ou Dyego, conseguiram vencer o Mallorca Palma Futsal com solvência (1-5), embora tenham perdeu para Sergio Lozano pelo restante da temporada. Na final, esbarrou no duro Jimbee Cartagena, que levou a partida para a prorrogação e os fez sofrer muito, mas um gol aos 43 minutos de Pito deu a vitória, conquistando a oitava Copa SM El Rey. Foi o segundo troféu que os comandados de Jesús Velasco conquistaram esta temporada, sendo os reis da competição, onde superaram os seus perseguidores, ElPozo Murcia Costa Cálida e Inter FS, que já o ergueram duas vezes cada.

E como dizem, não há dois sem três. Depois de ter conquistado dois títulos até ao momento este ano e de ter sido campeão da Liga nas duas edições anteriores, o roteiro parecia estar escrito para os blaugrana voltarem a vencer o campeonato nacional. Não foi assim na temporada regular, onde os culés sofreram principalmente na primeira fase, iniciando o percurso conquistando apenas sete pontos nas cinco primeiras partidas. A meio da temporada ocupava o sexto lugar com vinte e sete pontos, algo ainda mais surpreendente tendo em conta o domínio catalão dos percursos anteriores. Na segunda jornada tudo mudou e conquistou 37 dos 45 pontos possíveis, mas duas derrotas e um empate nas últimas três jornadas fizeram com que tivesse de se contentar com o segundo lugar. Foi a equipa com mais golos, empatada com o Palma Futsal, com 120 golos.

A chegada do Play Off significou uma mudança de mentalidade em Can Barça, que trouxe seu melhor futsal, aquele que o tornou campeão da Supercopa da Espanha e campeão da Copa SM El Rey. Jogo que estavam disputando, jogo que terminou com vitória do Barça. Viña Albali Valdepeñas (5-2 e 3-4), Inter FS (2-0 e 2-4) e Jaén FS (3-2, 5-2 e 2-5) atestam isso. A participação de Pito foi fundamental, marcando seis gols e dando cinco assistências, que permitiram ao Barça somar o sétimo título do campeonato.

Fim de época perfeito para os comandados de Jesús Velasco, que, num ano difícil devido a lesões e eliminações na UEFA Futsal Champions League e na Taça de Espanha, conseguiram superar-se para somar mais três títulos e garantir no próximo ano um lugar no máxima competição continental.