O Levante UD FS venceu Viña Albali Valdepeñas na terceira e última partida da semifinal do Play Off pelo título, disputada em Paterna. Pela primeira vez na sua história, a equipa comandada por Diego Ríos qualificou-se para a final, em que defronta o Barça, e selou a sua qualificação para a UEFA Futsal Champions League graças ao bis de Esteban e aos gol de Rubi e Edu.

Chino teve a primeira chance clara da partida, com um chute que passou raspando o gol defendido por Fede. Os granotas responderam com um aarremate cruzado de Pedro Toro que Edu Sousa repeliu com o pé. Os homens de Diego Ríos continuaram tentando e, antes do primeiro tempo chegar na metade, Maxi Rescia deu um chute forte que Edu desviou com o pé. Depois, foi Rivillos quem protagonizou o perigo, com um livre direto de Dani Santos por baixo das varas. O Rubi colocou os donos da casa na frente aos 12 minutos, após uma descida pela ala esquerda que terminou com um remate de pé esquerdo que acertou no primeiro poste. Um minuto depois, Usín esteve muito perto de marcar o segundo, acertando um voleio após um lateral que Edu desviou novamente.

O goleiro português voltou a salvar a sua equipe na ausência de cinco minutos antes do intervalo, recuperando o pé antes do remate de Rivillos. Os homens de David Ramos tentaram reagir e aos 17 minutos Matheus estava prestes a acertar uma boa bola de Dani Santos que o deixou sozinho contra Fede. O 10 vinatero foi quem mais tarde encerrou um contra-ataque com um remate que foi desviado para o lado da rede. Ainda faltou tempo para o intervalo para os visitantes terem a melhor oportunidade da primeira parte com um heads-up de Matheus com Fede que o brasileiro atirou para fora. As duas equipes entraram no túnel do vestiário com 1 a 0 no placar, após um primeiro tempo dominado pela equipe de Diego Ríos.

Pouco depois do início do segundo tempo, Edu marcou após um chute de Nano no chute de Pedro Toro ter acertado o goleiro Valdepeñero. Pouco depois, Roger Serrano teve uma chance dupla, encontrando primeiro o pé de Dani Santos e depois a mão salvadora de Edu. Esteban não falhou aos 24 minutos, com um potente arremate à equipa após uma jogada em equipa. Posteriormente o duelo entrou em um trecho em que seu ritmo diminuiu, com várias faltas, deixando claro na pista o que as duas equipes estavam jogando.

Dani Santos conseguiu diminuir a diferença mais tarde, mas seu chute foi desviado por Fede para um escanteio. David Ramos utilizou Nano como goleiro aos 32 minutos com a intenção de diminuir a diferença no placar ao longo do jogo de cinco. Mas foi Esteban quem fez o quarto gol para os locais com um gol vazio. Finalmente, Chino colocou o 4-1 final após completar um jogo de estratégia de uma falta, alcançando as granotas pela primeira vez na sua história para se classificar para a final e selar a sua participação na UEFA Futsal Champions League.

LNFS

Pedro Toro, jogador do Levante UD FS, contra José Ruiz, de Viña Albali Valdepeñas. Foto: LNFS