FIFA
Mahammed Khamis é destaque da Líbia

Durante a década de 2000, a Líbia estabeleceu-se como potência africana do futsal. Os Cavaleiros do Mediterrâneo venceram consecutivamente a Copa Árabe de Futsal em 2007 e 2008, com o primeiro título AFCON de Futsal entre eles.

A nação norte-africana, no entanto, não conseguiu chegar a outra final desde o triunfo em casa em 2008, e não participa da Copa do Mundo de Futsal da FIFA desde a eliminação na primeira fase na Tailândia em 2012.

A qualificação para o evento deste ano, que terá início no Uzbequistão em Setembro, será determinada pela próxima campanha AFCON de Futsal dos Cavaleiros do Mediterrâneo em Rabat, onde as três melhores equipas avançam para as finais globais.

A FIFA conversou com Mahammed Khamis para discutir as chances da Líbia no próximo torneio e seus sonhos para o Uzbequistão em 2024.

FIFA
Mahammed Khamis em ação pela Líbia

FIFA: Como você se sente antes da AFCON?

Mahammed Khamis: Tentamos vencer todos os jogos que disputamos e gostamos de jogar contra as equipas mais fortes, por isso não há razão para não ganharmos novamente o título AFCON de Futsal. A qualificação para a Copa do Mundo é extremamente importante. É um dos nossos principais objetivos e estamos trabalhando duro para alcançá-lo.

Você está em um grupo com os tricampeões Egito, Namíbia e Mauritânia. O que você acha das suas chances de se classificar para a fase eliminatória?

Acredito que temos boas chances de nos classificarmos no grupo, mas teremos que provar isso em quadra. No futsal, as únicas coisas que importam são o esforço, a persistência e a determinação. É claro que vencer o grupo nos daria ainda mais motivação para chegar à final, mas temos de respeitar o nosso adversário porque todos os jogos vão ser difíceis.

Você se classificou para a AFCON de Futsal ao derrotar a Argélia, que havia vencido você na Copa Árabe de Futsal 2023. O que você mudou para conseguir o resultado desta vez e quanta confiança você ganhou com a vitória?

Estávamos prontos para enfrentar qualquer um dos nossos potenciais adversários. Sabíamos que tínhamos de nos concentrar na vitória, independentemente do adversário que fôssemos sorteados na fase de qualificação. A Argélia é uma equipa muito forte, com um excelente plantel, muitos dos quais jogam profissionalmente na Europa, por isso vencê-los para se qualificar para a AFCON definitivamente nos deu muito mais confiança. Desejamos-lhes boa sorte no futuro.

Recentemente, vocês tiveram um estágio de treinamento no Uzbequistão, onde a Copa do Mundo de Futsal da FIFA será realizada ainda este ano. O que você aprendeu sobre o time anfitrião nos dois jogos contra eles?

O Uzbequistão é uma equipa forte, composta por grandes jogadores. Tenho certeza de que farão um excelente torneio e desejo-lhes tudo de bom, mas poderei contar mais sobre eles depois de competir na Copa do Mundo!

Você foi eleito o melhor jogador da African MiniFootball Cup 2021. Como essa experiência o ajudará no Futsal AFCON e você acha que há muitas diferenças entre as duas modalidades?

Eu não teria sido eleito o melhor jogador sem a ajuda dos meus companheiros ou treinadores, que me deram a confiança e o apoio que precisava em quadra. Graças a Deus, joguei bem o suficiente para receber a homenagem. Eu diria que os dois esportes são fundamentalmente diferentes, tanto em termos de regras quanto na forma como são praticados.

Quando você começou a jogar futsal e você tem algum modelo no esporte?

Jogo futsal desde 2018, participando de vários torneios locais na Líbia com alguns clubes diferentes. Depois fui convocado para a seleção nacional e joguei meu primeiro torneio pela Líbia, na Copa Árabe de Futsal de 2022, na Arábia Saudita. Depois disso, mudei para o campeonato saudita, onde joguei no Al-Alamein, e agora estou de volta à Líbia, jogando no Al-Suwaihli. Ainda há muito mais que quero alcançar no jogo, incluindo ganhar mais títulos e levantar bem alto a bandeira da Líbia. Quanto aos meus modelos, devo dizer o brasileiro Falcão.