FIFA

Jogador é um dos destaques do time na defesa. Foto: FIFA

Ainda muito jovem, com apenas 20 anos, Josko Gvadiol está deixando todo o mundo impressionado nesta Copa do Mundo FIFA, no Qatar. Zagueiro ágil, potente e sempre alerta, o canhoto ajudou os companheiros a levar a Croácia até a semifinal contra a Argentina.

Quem é Josko Gvadiol?

Nascido em Zagreb em 23 de janeiro de 2002, Gvadiol é um zagueiro inspirado com uma habilidade excepcional em todos os fundamentos de um defensor moderno. Fruto da linha de produção de talentos que é a base do Dínamo de Zagreb, estreou na equipe adulta do clube aos 17 anos.

Onde ele joga?

Em setembro de 2020, Gvardiol foi contratado pelo Leipzig, que se antecipou aos grandes clubes europeus para contar com os serviços do jogador por 16 milhões de euros mais extras, rapidamente emprestando-o de volta à equipa croata. Na temporada seguinte, ele voltou ao Leipzig e imediatamente se firmou no time. Mas não foi somente no Campeonato Alemão que ele chamou a atenção; foi logo considerado por toda a Europa como um dos principais nomes para ficar de olho. Sua confiança melhorou ainda mais com a decisão do técnico Zlatko Dalic de confiar nele para integrar a seleção croata que disputaria a Eurocopa. Com ainda só 20 anos, Gvadiol já tem 17 jogos pelo selecionado nacional e está destinado a escrever seu nome nos livros de história da Croácia.

Quanto vale seu futebol?

É difícil dizer o valor de Gvadiol neste momento. Suas atuações pelo Leipzig nesta temporada e pela Croácia na Copa do Mundo certamente inflacionaram seu passe, e talvez tirá-lo do time alemão custe mais de 100 milhões de euros. Já existe interesse de grandes clubes, como Chelsea, Bayern de Munique e Real Madrid, mas o fim desta Copa do Mundo poderia desatar uma guerra de propostas. Quem sabe a quanto chegará seu passe se ele ganhar o Prêmio de Melhor Jogador Jovem da FIFA e a Croácia erguer o troféu da Copa do Mundo?

O que eles disseram

“Tudo é mais fácil nesta seleção quando Modric, Brozovic e Kovacic estão no meio-campo. Não dá para pensar em nada negativo nem para ter medo de ninguém. Espero que esta não seja a última Copa do Luka, mas, principalmente, espero que conseguirmos alcançar os nossos objetivos neste torneio”, disse Gvadiol no Qatar, mostrando grande maturidade para alguém tão jovem. “O Gvadiol é um jogador incrível. Dá tudo nos treinos e quer aprender. Tenho certeza de que realmente vai se tornar um ótimo zagueiro”, disse seu companheiro de seleção, o lateral Josip Juranovic .