FPF
Treinador de Portugal

A Seleção Nacional de Futsal realizou, esta terça-feira, o treino oficial no Tbilisi Sports Palace, na Geórgia, onde vai encerrar a Ronda de Elite de acesso ao Campeonato do Mundo’2024. Pela manhã, a formação portuguesa fez trabalho de ginásio.

A Equipe das Quinas defronta a Geórgia, nesta quarta-feira, às 18h00 locais (14h00 em Portugal Continental), em Tbilisi. Portugal, recorde-se, já assegurou o apuramento para o Mundial que se disputa no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro de 2024. A formação orientada por Jorge Braz procura fechar a Ronda de Elite com um registo 100% vitorioso.

Em declarações ao fpf.pt, Jorge Braz revelou que Portugal vai entrar em campo com máximo empenho e seriedade: “Desde o início que definimos o objetivo de garantir 18 pontos. Apesar de o grande objetivo estar alcançado, não nos desviamos do nosso caminho. É mais um jogo, a Seleção Nacional obriga-nos a uma seriedade, empenho e respeito totais. O fundamental é sermos nós próprios, com a nossa identidade. Estamos a preparar o jogo da mesma forma como preparámos os outros cinco, com enorme seriedade. Reunimos toda a informação da Geórgia, estamos muito atentos à equipa que eles vão apresentar. Está tudo preparado e estamos com muita vontade de jogar e fechar a qualificação com os 18 pontos”, começou por dizer.

Olhando para o adversário, o Selecionador Nacional destaca a exigência da partida: “A Geórgia tem tido uma variabilidade de jornada para jornada, em função das convocatórias. É uma equipa que, ao longo dos cinco jogos e precisamente no jogo frente a Portugal, tem marcado sempre golos quando jogam com os quartetos georgianos. Esses jogadores são muito mais rigorosos do ponto de vista táctico, agarram-se muito mais à organização coletiva. Têm um bom treinador, a equipa sabe bem o que faz, especialmente nos esquemas tácticos. É uma equipa difícil, com uma série de jogadores naturalizados que apresenta um nível muito alto. É um seleção forte, sem dúvida”, afirmou.

A fechar, Jorge Braz dá a receita para o duelo desta quarta-feira: “Entrar à Portugal, sermos nós desde o início. Temos de ser racionais e equilibrados, mas a dar muita dinâmica e intensidade ao jogo. A grande questão vai ser a forma racional e intencional com que vamos atacar, evitando transições e jogo direto do adversário. Não queremos permitir momentos de instabilidade que a Geórgia possa aproveitar. Esta será uma questão decisiva, assim como os esquemas tácticos deles, onde são organizados e têm muitas opções”, finalizou.

Com a presença no Mundial garantida, Portugal lidera o Grupo E desta Ronda de Elite com 15 pontos, mais seis que a Finlândia, que ocupa o 2.º posto. Geórgia e Arménia têm três pontos. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus.