Juliano Schmidt

Joinville iniciou a quarentena no começo de março. Foto: Juliano Schmidt

Neste domingo, um movimento liderado pelo Joinville ganhou repercussão entre clubes e atletas de futsal em Santa Catarina. O pedido é pela volta da modalidade no estado. No último dia 7 de agosto, o Governo informou, por meio do decreto nº 785, que a liberação está sujeita a autorização do COES, o Centro de Operações de Emergência em Saúde. Mas o órgão ainda não estabeleceu o protocolo com a regulamentação.

– Sabemos que não estamos imunes a fatalidades, mas cabe reiterar que os integrantes que se encontram no grupo de risco estão afastados, e todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos por aqueles que continuam em suas atividades profissionais. Além disso, temos constante suporte médico, nutricional e de preparação física. Mas a manutenção das atividades de um clube se dá especialmente pelas competições que o mesmo disputa. Precisamos competir, para dar a visibilidade aos patrocinadores que investem no esporte e para continuar honrando os compromissos que temos com os profissionais que dependem desse esporte. Precisamos competir, porque nossa modalidade gera, além dos empregos diretos, milhares de outros indiretos, seja em dia de jogos ou movimentando a economia da região onde nos encontramos – diz trecho da nota.

A modalidade está paralisada há cinco meses por conta da pandemia de Covid-19. O Joinville, por exemplo, entrou em quarentena em 7 de março. Após liberação dos órgão locais, retornou aos treinos, de forma gradual, no dia 26 de maio. Desde então, a expectativa é pela volta as competições da modalidade, que “ameaçou” retornar duas vezes recentemente.

A última ocorreu na semana passada, quando toda a rodada de abertura do Campeonato Catarinense havia sido remarcada e, até então, iria ocorrer. Porém, quando jogadores de Lages e Jaraguá já estavam no Ginásio Jones Minosso para dar início a competição, foram notificados que a bola não poderia rolar por falta da regulamentação estadual. Imediatamente, minutos depois, a FCFS voltou a suspender a competição.

Juliano Schmidt

Último jogo oficial do Joinville foi em 7 de dezembro de 2019, contra o Joaçaba, pela final do estadual. Foto: Juliano Schmidt

Procurada, a Vigilância de Estado em Saúde SC informou, por meio da assessoria de imprensa, que não há previsão de liberação das competições esportivas no estado, com exceção do futebol profissional, único autorizado até agora.

Com isso, o Campeonato Catarinense de futsal segue sem data para início.

View this post on Instagram

O futsal catarinense profissional, após mais de 6 meses de paralisação, não pode mais esperar. Desde o início da pandemia, clubes seguiram as recomendações de saúde das autoridades. Com responsabilidade e após as liberações dos órgãos competentes, equipes voltaram a rotina de treinamentos há mais de 40 dias. Sabemos que não estamos imunes a fatalidades, mas cabe reiterar que os integrantes que se encontram no grupo de risco estão afastados, e todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos por aqueles que continuam em suas atividades profissionais. Além disso, temos constante suporte médico, nutricional e de preparação física. Mas a manutenção das atividades de um clube se dá especialmente pelas competições que o mesmo disputa. Precisamos competir, para dar a visibilidade aos patrocinadores que investem no esporte e para continuar honrando os compromissos que temos com os profissionais que dependem desse esporte. Precisamos competir, porque nossa modalidade gera, além dos empregos diretos, milhares de outros indiretos, seja em dia de jogos ou movimentando a economia da região onde nos encontramos. Estamos reivindicando nosso retorno às competições baseado no decreto nº 785 do Governo do Estado, publicado no dia 07 de agosto que libera as competições esportivas em Santa Catarina. Precisamos dar o próximo passo, viabilizando o início dos campeonatos. Os últimos meses não foram fáceis, mas com muitos ajustes e profissionalismo nos mantivemos. Agora chegou a hora de competir. #voltafutsalsc #esporte

A post shared by JEC Krona (@jec.krona) on