Maurício Moreira

Gian Wolverine fez grandes defesas no jogo. Foto: Maurício Moreira

O Jaraguá mostrou muita maturidade para sair de uma situação difícil e se colocar muito próximo da classificação na Copa do Brasil. Na noite desta terça-feira (4), o Aurinegro viu o Pato sair na frente do placar, mas buscou a virada no último minuto do jogo e venceu o rival por 3 a 1, no Ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco (PR), pelo jogo de ida da primeira fase. Ygor Mota, duas vezes, e Dill balançaram as redes para o time jaraguaense, enquanto Marquinhos fez o único gol dos donos da casa.

Situação do confronto

Com o resultado, o Jaraguá pode até empatar o duelo de volta que se classifica à segunda fase. Já o Pato precisa vencer para levar a disputa à prorrogação. Se isso acontecer e o tempo extra terminar empatado, a vaga será decidida nas penalidades. A partida decisiva está marcada no próximo dia 18 de maio, às 19h15, na Arena Jaraguá. Quem passar, pega o vencedor de Curitibanos e Guarani (RS) na segunda fase.

Primeiro tempo

Mesmo com estratégias diferentes, Jaraguá e Pato fizeram um primeiro tempo intenso, equilibrado e com grandes chances. Com maior controle da bola e marcando pressão no setor ofensivo, o Aurinegro só não balançou as redes por conta de boas defesas de Gian Wolverine. Foram, pelo menos, três.

Já os donos da casa levavam muito perigo em saídas rápidas da defesa para o ataque. Em uma delas, acabou construindo a vitória parcial antes do intervalo. Dill foi desarmado no meio da quadra, Diego Belém puxou o contragolpe e serviu Marquinhos, que deu um belo toque por cima de João Neto para colocar o time paranaense em vantagem.

Segundo tempo

Atrás do placar, a equipe jaraguaense foi superior na maior parte do segundo tempo. Com mais volume e pressionando o adversário, o  Aurinegro foi criando oportunidades, mas continuava parando em Gian Wolverine. De tanto insistir, o empate saiu aos 9 minutos. Em cobrança de escanteio, Dill recebeu passe dentro da grande área, girou sobre a marcação e bateu no canto para deixar tudo igual.

Se até então o Pato só esperava o erro do outro lado para surpreender no contra-ataque, o empate fez os mandantes subirem a marcação e passarem a utilizar Wolverine como um jogador de linha. No início, deu certo e o time paranaense assustou em alguns momentos, principalmente aos 17 minutos, quando André acertou o poste esquerdo.

Mas a postura ousada acabou sendo castigada no último minuto. Faltando 50 segundos para o fim, Diego Belém caiu na quadra pedindo uma falta, mas o juiz não deu e a bola sobrou no pé de Ygor Mota. O camisa 7 aproveitou Wolverine adiantado e mandou da própria defesa para o gol vazio, virando o jogo. Pouco tempo depois, João Neto fez uma defesa e lançou para Pesk, que tentou marcar de calcanhar. Felipinho impediu o gol, mas tentou sair jogando e deu nos pés de Ygor Mota, que aproveitou o vacilo e fez o segundo dele, decretando a vitória jaraguaense por 3 a 1.

Maurício Moreira

Pato terá que vencer fora de casa para ir adiante. Foto: Maurício Moreira