Renato Padilha

Leco comemora um dos gols do Jaraguá. Foto: Renato Padilha

O Jaraguá está muito perto das quartas de final da Copa do Brasil. Na noite desta terça-feira (15), o Aurinegro construiu uma vitória tranquila sobre o Guarani por 3 a 0, no ginásio Itapajé, em Frederico Westphalen (RS), e se colocou em boa situação na fase de oitavas do torneio eliminatório. Pesk e Leco marcaram no primeiro tempo, e Jhony fechou a conta para o time jaraguaense na etapa final.

Situação do confronto e próximo compromisso

As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 24 de junho, às 17h, na Arena. O Jaraguá pode até empatar que garante classificação. Já o Guarani precisa vencer para levar a disputa à prorrogação.

Se isso acontecer e o tempo extra terminar empatado, a vaga será decidida nas penalidades. Quem passar, pega nas quartas de final o Umuarama, que eliminou o Campo Mourão nas penalidades. O Umuarama, aliás, é o próximo adversário da equipe de Fernando Malafaia na Liga Nacional, em confronto que acontece antes do jogo eliminatório, neste domingo (20), às 13h, na Arena. Ambos buscam a primeira vitória na LNF.

O jogo

O Guarani surpreendeu e começou o jogo com uma atitude agressiva, tentando pressionar o Jaraguá em busca do gol. Mas quem abriu o placar foram os visitantes. Aos 3 minutos, Pesk recebeu passe, limpou a marcação e bateu no canto esquerdo para fazer 1 a 0. O gol desestabilizou o time gaúcho e animou o Aurinegro, que não demorou muito para ampliar.

Em cobrança de falta ensaiada, aos 6, Jhony obrigou boa defesa de Deivid, mas no rebote, Leco chutou e o goleiro ainda pegou na bola, mas ela entrou mansamente no fundo das redes. Mesmo com a vantagem, a equipe jaraguaense seguiu em cima e empilhando chances, como uma bola no travessão de Ygor Mota, aos 14. O Guarani só foi acordar nos últimos dois minutos, mas João Neto fez duas intervenções cirúrgicas pra manter o 2 a 0 até o intervalo.

A etapa final se desenrolou com duas propostas bem claras. Para tentar diminuir o prejuízo, os donos da casa utilizaram Deivid adiantado, como um goleiro-linha. E de um certo modo funcionou. O Guarani controlou a bola no ataque e passou a criar boas oportunidades. No entanto, muitas delas pararam em milagres de João Neto, que teve mais uma grande atuação.

Do outro lado, o Jaraguá se fechou e buscou explorar as escapadas em velocidade, o que ocorreu poucas vezes. Mesmo assim, o time chegou ao terceiro gol. Aos 17 minutos, o Guarani errou na troca de passes e a bola sobrou para Jhony, que chutou da própria defesa e acertou o gol vazio para decretar a vitória jaraguaense.

Renato Padilha

Vitória deixa vaga encaminhada para o Jaraguá. Foto: Renato Padilha