Lucas Pavin

Pirulito marcou o último gol na goleada do Aurinegro por 4 a 0. Foto: Lucas Pavin

O Jaraguá deu um passo importante rumo ao seu décimo título na história do Campeonato Catarinense. Com atuação muito aplicada taticamente, o Aurinegro goleou o rival Joinville por 4 a 0 na tarde deste domingo (19), na Arena, e largou em vantagem na decisão do Estadual.

O time jaraguaense abriu três gols na frente no primeiro tempo, com Leco, Pett e Torres. Já na etapa final, Leco deu uma entrada dura em Renatinho, o que gerou uma grande confusão entre os jogadores dos dois times.

Após a polícia precisar entrar em quadra para acalmar os ânimos, o camisa 8 foi expulso, assim como o goleiro Bruninho e o preparador físico Eduardo Coelho. Pelo lado do Joinville, Evandro também foi para o chuveiro mais cedo. Mas essa não foi a única expulsão do Tricolor.

Pouco tempo depois, o pivô Dieguinho parou um contra-ataque dos donos da casa, levou o segundo amarelo e consequentemente o vermelho. Quando a partida se encaminhava para o fim, ainda deu tempo de Pirulito marcar o quarto do Jaraguá no último minuto.

Situação do confronto e jogo da volta

Com o resultado, o Aurinegro pode empatar o duelo de volta, na próxima terça-feira (21), às 19h, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, que levanta a taça. Ao ACBF, resta a vitória no tempo normal para forçar a prorrogação. Se isso acontecer e o tempo extra terminar empatado, o campeão será decidido nos pênaltis.

Primeiro tempo

Os primeiros 20 minutos do clássico foi de maior volume e chances do Joinville. Mas o Jaraguá contou com mais uma grande atuação de João Neto, que fez pelo menos cinco grandes defesas. Se faltou eficiência no lado dos visitantes, sobrou no time da casa. Quando o Joinville era superior, o Aurinegro abriu o placar, aos 10 minutos, com Leco, que foi avançando sozinho pelo meio e soltou uma bomba de esquerda, sem chances para Dennis, substituto de Willian que está a serviço da seleção brasileira.O segundo saiu três minutos depois. O mesmo Dennis arriscou de longe, João Neto fez a defesa, Pett pegou o rebote e encobriu o goleiro adversário.

Faltando um minuto para o intervalo, Dennis protagonizou mais um lance crucial, quando perdeu uma disputa de bola no alto com Torres, que aproveitou a sobra, driblou o goleiro e aumentou ainda mais a vantagem dos mandantes.

Segundo tempo

A etapa final foi com menos lances de perigo e muito mais tumulto, típico de um clássico entre Jaraguá e Joinville. Muito por conta depois do que aconteceu, aos 9 minutos. Após entrada dura de Leco em Evandro, teve início uma grande confusão entre as duas equipes.

A Polícia Militar precisou entrar em quadra e com os ânimos mais acalmados, o capitão Leco, o goleiro Bruninho e o preparador físico Eduardo Coelho, do Jaraguá, e Evandro, do Joinville, foram expulsos. Porém, o Aurinegro conseguiu se segurar mesmo com um jogador a menos durante dois minutos.

Aos 12, foi a vez do Tricolor ficar em desvantagem numérica após o pivô Dieguinho parar o contra-ataque e levar o segundo amarelo, indo para o chuveiro mais cedo. O time jaraguaense teve chances para fazer o quarto, mas também não aproveitou. No entanto, não fez falta, já que no minuto final, Tiago Selbach aproveitou um erro do rival que utilizava o goleiro-linha e deixou Pirulito na boa para decretar a goleada por 4 a 0.