A temporada 2022 não poderia terminar de forma melhor para o Jaraguá Futsal. A tarde deste sábado (17) marcou a vitória por 2 a 1 sobre o Tubarão, na Arena, e a consagração do hendecacampeonato do Estadual.

Em quadra, os campeões corresponderam à expectativa. Após vencer o jogo de ida no Sul do Estado, o Aurinegro foi superior ao rival na maior parte do jogo e abriu o placar com Felipe, aos 17 minutos do primeiro tempo.

Os visitantes chegaram a empatar com Daniel, aos 5 da etapa final. Mas Neto deixou o dele, aos 15 minutos, completando o dia de taça, festa e despedida.

Com 11 títulos, o time jaraguaense abriu vantagem como o maior vencedor do Catarinense. O clube ficou com a taça em 1999, 2000, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2015, 2021 e 2022. O segundo da lista é o JEC, com sete.

Lucas Pavin

Jaraguá conquista o estadual. Foto: Lucas Pavin

Vaga na Taça Brasil

O bicampeonato consecutivo do Estadual recoloca o Jaraguá na Taça Brasil de 2023. O local e as datas ainda não foram confirmados.

A equipe disputou a competição na atual temporada e terminou na terceira colocação após perder a semifinal para o Magnus.

Vale lembrar que o Aurinegro é o maior campeão do torneio nacional, com sete taças, sendo que a última foi conquistada em 2015 – as outras foram em 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008.

Temporada especial

No início de 2022, o elenco colocou como objetivo levar o Jaraguá Futsal até as fases decisivas dos campeonatos nacionais e estaduais. Ao final do ano, o grupo pode se orgulhar de ter cumprido a missão.

Na Taça Brasil e Liga Nacional, o time chegou nas semifinais, sendo que na LNF bateu o recorde de público da temporada no jogo contra o Corinthians, na Arena.

Já em Santa Catarina, o Aurinegro pintou o Estado de amarelo e preto ao ser campeão das três principais competições do calendário: Recopa, Jasc e Catarinense.

Lucas Pavin

Jaraguá conquista o estadual. Foto: Lucas Pavin

Primeiro tempo

A final começou com alta intensidade e com as duas equipes imprimindo um grande volume ofensivo. Tanto que nos primeiros cinco minutos, os goleiros Tiago e Gustavo precisaram fazer duas ótimas defesas cada, além de William tirar tinta da trave em chute de média distância.

O ritmo da partida foi caindo aos poucos, mas o Jaraguá aproveitou um erro do Tubarão para sair na frente. Aos 17 minutos, Marcelinho errou o passe na saída de bola e deixou Felipe de frente com Gustavo, que não desperdiçou e bateu no canto pra abrir o placar.

Segundo tempo

O cenário na volta do intervalo foi parecido com do início da partida. Em menos de dois minutos, William e Felipe pararam em defesas cara a cara com Gustavo. O Tubarão respondeu e foi letal. Aos 5, Rabisco achou Daniel no segundo pau e o pivô, ex-Jaraguá, empatou.

O gol animou os visitantes, que ficaram perto da virada. No entanto, Tiago parou finalização de Duio e Daniel desperdiçou uma grande chance com o gol praticamente vazio ao furar a bola após chute rasteiro de Caio Torres.

Sem êxito, o time do Sul do Estado foi para o tudo ou nada e colocou o goleiro Thiago como um quinto jogador de linha, aos 14 minutos. Mas um minuto depois, o Aurinegro esfriou a reação dos visitantes.

Após bate rebate na área, William, Felipe e Leco tentaram o gol, mas foi Neto que pegou a sobra e colocou a bola pra dentro, fazendo a Arena explodir. Nos últimos minutos, Marcelinho entrou com Marcelinho como goleiro-linha, porém, a pressão não surtiu efeito e o Jaraguá segurou a vitória para conquistar o título.