Tradição contra presente. Esse foi o tema da semifinal entre Jaraguá e Magnus pela Taça Brasil de Futsal. De um lado, o clube com mais títulos na história da competição, do outro, o atual campeão.

Além do fator histórico, os dois clubes fazem rivalidade com o Joinville. Ou seja, o Centreventos Cau Hansen estava lotado para assitir a semifinal do Joinville às 19h, mas aproveitou para xingar e vaiar Jaraguá e Maggus. O ambiente foi hostil para ambos. O roteiro por si só já prometia um grande embate e, em quadra, os times corresponderam.

O primeiro tempo começou com o Sorocaba em cima do Jaraguá, que demorou para entrar no jogo. A partir dos quatro minutos, o Aurinegro conseguiu equilibrar a partida e ter boas finalizações, principalmente com Neto, porém, sem comprometer a meta de Djony.

Tiago e Pirulito conseguiram segurar a meta do Jaraguá por um tempo, mas o ala Ernesto, de 22 anos, marcou aos 10 minutos e faltando dois segundos para o fim da primeira etapa, deixando uma boa vantagem para o segundo tempo.

O resultado parcial negativo fez o Jaraguá ser mais incisivo na etapa final, mas foi difícil encontrar espaços na defesa do Sorocaba. A primeira defesa de Djony foi somente aos cinco minutos.

Entretanto, um minuto depois dessa intervenção do goleiro, o Aurinegro diminui. Felipe roubou a bola após um passe errado da defesa do Sorocaba e tirou Djony da foto. O gol deu moral ao Jaraguá para seguir em busca da virada.

Aos 17 minutos, Neto começou a entrar em quadra como goleiro-linha. A partir de então, o Magnus aproveitou para aumentar a vantagem e carimbar a vaga para a final.

Após um passe errado no ataque, Rodrigo ficou com a bola e chutou para o gol vazio para fazer 3 a 1. A mesma cena se repetiu outras duas vezes, com Rodrigo novamente e Ferro para fechar em 5 a 1 para o Sorocaba.

Joinville x Ceará

A outra semifinal foi entre o clube da casa e o time sensação da primeira fase da competição. O Ceará não participa da Liga Nacional de Futsal, mas conquistou bravamente a vaga na fase final da Taça Brasil após ótimos, e surpreendentes, resultados.

Apesar do clube nordestino ter dado sufoco por um momento, o Jonville dominou a partida desde o início. Aos quatro minutos, Dieguinho já tinha deixado o primeiro dele após um ótimo pivô no marcador.

Depois do gol o Ceará engrenou, obrigou Jaime a fazer uma boa defesa num chute cruzado e acertou o travessão. Porém, Pepita não deixou barato e aumentou a vantagem para o Joinville.

Faltando um minuto para acabar o primeiro tempo, Juninho entrou como goleiro-linha para o Ceará. Estratégia ousada, mas o atleta deu o passe para Erverson diminuir o placar.

Apesar do susto, a etapa final iniciou com o mesmo ritmo da primeira. Aos três minutos, Dieguinho marcou novamente para dar tranquilidade ao torcedor.

A partir de oito minutos, o Ceará tentou a mesma sorte com o goleiro-linha, dessa vez Rafinha foi o escolhido. Entretanto, o time acabou tendo o mesmo destino que o Jaraguá. Xuxa ficou com a bola após perda de posse do visitante, chutou de longe e fez o quarto gol do Joinville.

No fim, João César descontou mais uma vez para o Ceará, mas não foi o suficiente – faltavam 25 segundos para acabar.

A final

Sendo assim, a grande final da Taça Brasil de Futsal está definida: Joinville contra Magnus, às 13h (de Brasília).

Na edição anterior, os dois se enfrentaram na final em Dourados (MS) e o Sorocaba venceu por 3 a 2. Ricardinho, Sinoê e Rodrigo marcaram para o clube paulista, e Renatinho e Dieguinho para o Joinville.