Fifa
Jago orgulhoso no comando da Namíbia

‘A vida é como uma caixa de chocolates. Você nunca sabe o que vai conseguir. Essas foram as palavras frequentemente citadas do querido personagem do cinema dos anos 1990, Forrest Gump. Ryan Jago pode nunca ter sido capitão de um barco de camarão ou recebido a Medalha de Honra por bravura, mas pode atestar a bela incerteza da vida.

Há apenas oito anos, Jago era um treinador esportivo autônomo que frequentava escolas locais e ensinava futebol para crianças, até que uma visita ao centro de lazer mudou tudo isso.

“Fui abordado pelo gerente do centro esportivo de uma instalação que estava contratando, perguntando se eu gostaria de jogar futsal”, lembrou Jago à FIFA . “Fiquei intrigado com o que era o futsal, mas assim que joguei percebi que o ritmo era rápido e como o jogo iria melhorar os jogadores de futebol.”

“Apaixonei-me instantaneamente pelo desporto e fiz imediatamente o meu curso de treinador de nível 1. Queria apresentar o futsal a alguns dos meus jogadores e apaixonei-me por ele como um jogo em si, e realmente esforcei-me para ganhar o máximo de experiências possível. Eu pudesse.”

Jago começou rapidamente a frequentar os cursos de Nível 2 e depois UEFA B, ao mesmo tempo que acrescentava uma experiência vital de treinador através da sua equipa local de futsal, o Kent United. Depois de um ano acompanhando o técnico principal e conquistando sua posição, o jogador de 36 anos foi colocado no cargo principal após o rebaixamento.

“Fiquei por uma temporada e foi ótimo, pois consegui corrigir os erros cometidos”, disse Jago. “O treino não teve oposição, o que tornou difícil tentar implementar o que foi ensinado, então mudei isso e reforcei defensivamente a equipe. Marcamos 116 gols e vencemos os últimos sete jogos.

“Vencemos então a final da placa nacional em St. George’s Park, que foi transmitida ao vivo pela BT Sport. Pude levar minha equipe sub-9 da academia, assim como meu filho, o que foi uma experiência inacreditável e me deixou com fome para alcançar coisas maiores e melhores.”

No entanto, mudanças no clube o levaram a sair logo após esse sucesso e seguir um novo caminho. Ele viajou para a Namíbia para ser voluntário em um orfanato e, assim como o futsal, rapidamente se apaixonou pelo país antes de voltar de férias com sua esposa.

Para sua surpresa, Jago encontrou um país rico em amor pelo futsal e com um sistema de liga incrivelmente sofisticado. Contactou a FA e começou a construir pontes com os que estavam no poder, o que acabou por resultar numa oferta para se tornar o primeiro treinador de futsal da Namíbia no início deste ano.

“Foi surreal”, disse Jago. “Meu objetivo sempre foi treinar internacionalmente, por isso, quando a oportunidade me foi apresentada, agarrei-a com as duas mãos. Estou grato por meu trabalho como treinador ter sido apreciado. Para ser considerado um treinador, eles sentiram que poderia entrar e obter eles para a AFCON me deixaram imensamente orgulhoso.”

“Conferências de imprensa, entrevistas na TV e no rádio e atuar como psicólogo para os jogadores tem sido um trabalho árduo, mas uma experiência excepcional. É algo que quero manter e ganhar muito mais experiências com a Namíbia. Também quero formar treinadores aqui para garantir as bases são sólidas e os jogadores podem continuar a ser desenvolvidos.”

Sua primeira tarefa foi enfrentar uma disputa de duas mãos com a Tanzânia por uma vaga no AFCON de Futsal. Uma derrota em casa por 5-2 diminuiu o optimismo, mas os comandados de Jago recuperaram em Dar es Salaam, vencendo um jogo emocionante por 6-3 e avançando para a fase final graças aos golos fora.

A recompensa por esta reviravolta é um lugar no Grupo B, ao lado do Egipto, três vezes vencedor, da Mauritânia e da Líbia. As três melhores equipes do torneio irão para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024™, e Jago está decidido a participar.

“Foi uma experiência inacreditável [qualificar-se] e superar uma desvantagem de três golos tornou tudo ainda mais especial”, disse Jago. “Nosso moral estava baixo, mas cavamos fundo.”

“As equipas que vamos defrontar são incríveis. O Egipto é uma das equipas mais bem classificadas do mundo, enquanto a Líbia pratica um excelente futsal. A Mauritânia é menos conhecida porque há menos filmagens deles, mas espero que eles vão também ser um lado superior.

“Vamos desfrutar e valorizar esta experiência e, independentemente dos resultados, aprender e desenvolver-nos. A nossa ambição é sair do grupo e lutar por um lugar entre os três primeiros para garantir um lugar no Campeonato do Mundo.”