LNFS

Jogadores do Jaén FS comemoram um gol. Foto: LNFS

Pela terceira vez nos últimos oito anos, o Jaén FS sagra-se campeão da Taça de Espanha. A equipe orientada por Dani Rodríguez venceu a final frente ao Inter FS (1-3), tal como em 2018. Em 2015 conquistou a primeira vitória frente ao Barça. Alan Brandi colocou o time em vantagem com um, mas Fits, onipresente no ataque, empatou o jogo antes do intervalo. No segundo tempo, um voleio impressionante de Chino e outro de Alan Brandi selaram a vitória dos andaluzes.

Cinco anos após a final de 2018, Inter FS e Jaén FS voltaram a se encontrar na disputa pelo título da Copa da Espanha. O confronto começou com três lances de Jaén FS: um chute alto de César Velasco, outro de Alan Brandi que foi bloqueado por Jesús Herrero e um chute de pé esquerdo de Renato na virada. Os comandados de Pato livraram-se da pressão inicial com uma chegada em transição, entre Cecilio e Rubi Lemos, a quem Espíndola negou o gol.

O jogo transcorreu sem um claro dominador, com oportunidades para ambas as equipes. Eric Martel colocou Espíndola à prova após uma fantástica manobra e Taborda acertou na corrida na transição, obrigando à intervenção de Jesús Herrero. Nesse momento, os interistas encontraram no ataque seu reduto: bolas para Fits, para que o brasileiro desequilibrasse desde a posição de pivô. Ele alertou na primeira oportunidade, virando para a perna boa, o pé esquerdo, e chutando forte, mas não conseguiu passar pelo goleiro brasileiro do Jaén FS.

A metade da primeira parte, Alan Brandi abriu a conta aos andaluzes. Ele já havia marcado um golaço de calcanhar na semifinal contra o ElPozo Murcia Costa Cálida, e confirmou seu magnífico momento de forma com um chute para bater Jesús Herrero. Abaixo no placar e após o tempo de Pato, o Inter FS insistiu na mesma jogada: Fits escapou para a perna direita e saiu roçando na madeira. Em chute de fora de Eric Martel após defesa de Espíndola nos reflexos. E a um minuto do intervalo, os interistas chegaram ao empate. Fits roubou a bola a Nem, partiu para a baliza e disparou de pé esquerdo. Após a revisão do VAR, os árbitros não encontraram nenhuma falha na ação do pivô brasileiro da Inter FS com Nem. Foi uma disputa ombro a ombro; isso sim, muito desequilibrado pela diferença de peso, e o jogador do Jaén FS saiu mal. Ele deixou o campo em uma maca. Ainda houve tempo para o time de Pato, que vinha aguentando muitos minutos com cinco faltas, cometer o sexto faltando 16 segundos para o intervalo. Chino cobrou pênalti, mas Jesús Herrero defendeu.

A segunda parte começou com uma chicotada de Cecilio à qual Espíndola respondeu com uma mão fantástica. O Inter FS voltou a cometer muitas faltas nos minutos iniciais, como já havia feito no primeiro tempo. Foi uma partida disputada, com poucas chances, mais parecida com a semifinal entre Barça e Inter FS do que entre Jaén FS e ElPozo. Dani Rodríguez tentou novamente com Henrique como goleiro, desequilibrar uma defesa que os sufocava. E assim que saiu, perdeu a bola e estava prestes a fazer um gol contra o Inter. Na seguinte, quase sem ângulo, Raúl Gómez acertou um voleio que acertou na trave.

O ‘chinazo’ da final estava para chegar. Porque Chino já marcou o gol decisivo no prolongamento da final entre estas duas equipes, há cinco anos. E aos 29 minutos de jogo, após cobrança de escanteio, enganchou a bola de voleio. O objetivo chave no momento chave.

Com 1-2, Espíndola voltou à baliza do Jaén e defendeu um remate certeiro de Raúl Gómez. Os madrilenos insistiam para que os Fits monopolizassem o jogo de ataque e cada vez se aproximavam da área do Jaén FS. Aos três minutos e meio tiraram o goleiro-jogador. No primeiro ataque, em recuperação, Míchel esteve a centímetros de encerrar o jogo com um chute de sua quadra. Mas quem o sentenciou foi Alan Brandi, com um espetacular chute de meia-volta. O internacional argentino fechou o jogo com dois golos para elevar ao céu a sua segunda Taça de Espanha. Chino esteve nos três, sempre protagonista de uma equipa que mantém o seu idílio com a Taça de Espanha. Três finais e três vitórias, sendo a conquistada neste domingo em Granada.