A história da seleção espanhola está intimamente ligada à Itália. Antes dos transalpinos, ele jogou seu primeiro jogo em 1982 e também ganhou sua segunda estrela em 2004. E com o jogo desta quarta-feira (18:30 horas, Telesport) em Faenza, o 509o na história da bicampeã mundial, ela vai se tornar a rival que enfrentou na maior parte (37, mais uma do que contra Portugal).

RFEF
Espanha jogará novamente contra a Itália.

Dois gols de Vituco, um de Barrero e outro de Gispert deu à Espanha sua primeira vitória (4-2) em 2 de abril de 1982 na cidade holandesa de Leiden, nas semifinais de um torneio das Quatro Nações. Desde então, eles foram um total de 36 duelos, com 23 vitórias espanholas, quatro empates e nove vitórias na Itália, com 103 gols pela Espanha e 69 da Itália. Apenas o Brasil, com 120 tantos, bateu a Espanha mais vezes.

Uma rivalidade que teve seu ponto mais alto no início do século XXI, com a incorporação de atores brasileiros nacionalizados nas transalpinas. Em 2003, a Itália venceu em casa, na semifinal do europeu Caserta, por 2-1 antes de se proclamar campeão europeu Europa pela primeira vez, fazendo a revanche do triunfo espanhol na mesma rodada em 1996 e 1999. Em 2004, na Copa do Mundo, os italianos venceram na segunda fase (3-2), mas a Espanha levou a revanche particular mais tarde na final (2-1), com gols de Kike e Marcelo.

Em 2005, no Ostrava europeu, o duelo direto caiu novamente do time italiano (3-1), mas os transalpinos caíram na semifinal contra a Rússia e a Espanha acabou conquistando o que era seu terceiro título. Depois, viram os rostos novamente, sempre com a vitória espanhola na final europeia de 2007 (3-1), na semifinal da Copa do Mundo de 2008 (3-2), na semifinal do Campeonato de (1-0) e na semifinal da de (4-1).

36 vezes foram medidos, com 23 vitórias espanholas, quatro empates e nove italianos.

Em dezembro de 2010, a última visita da Espanha España à Itália ocorreu, em dois amistosos em Nápoles e em Aversa, o que resultou em um empate para dois o primeiro e um 1-4 para os espanhóis no segundo com gols de Fernandao, Ortiz e Torras (2). Mais tarde, eles se viram em um amistoso em Bratislava em 2015 e no segundo dia da rodada de elite em setembro passado, em Guadalajara, que terminou em 1 a 0 com o gol de Raúl Campos.

Nesta quarta-feira, a Espanha joga com a confiança que a qualificação já alcançou, enquanto a Itália precisa da vitória e Eslovenia a Eslovênia não vence na República Tcheca para ser um dos melhores segundos do grupo que disputa os playoffs em abril.