Arquivo Pessoal

Arturzinho é o maior ícone do futsal do Rio Grande do Norte. Foto: Arquivo Pessoal

Um dos maiores nomes do futsal do Rio Grande do Norte, Artur Ferreira de Melo Júnior, o Arturzinho, comemora 80 anos nesta terça-feira, 26 de janeiro. Foram mais de 50 anos de dedicação ao América-RN, fazendo história nas quadras como jogador e treinador. Arturzinho é uma unanimidade entre os jogadores com quem trabalhou. Foram muitas as homenagens pelas redes sociais.

– A história do futsal do RN se mistura com Arturzinho. É literalmente a lenda viva e cheio de saúde. É impressionante o carinho que os atletas que trabalharam com Arturzinho tem por ele – conta o ex-goleiro Gustavo Maia.

O jornalista Rubens Lemos Filho, que foi rival de Arturzinho nos torneios quando foi diretor do ABC nos anos 2000, também fez questão de lembrar a data.

– Artur, maior nome das quadras potiguares, maior vencedor, referência principal! – escreveu.

O professor Andrey Valério, ex-goleiro de futsal e ex-técnico da seleção brasileira de beach soccer, também homenageou o amigo.

– A palavra gratidão é a que utilizo para tentar agradecer a tudo que ele me proporcionou durante os anos que tive o prazer de conviver com ele no futsal e no futebol do América – contou.

Defendendo as cores do América entre os anos de 1957 a 1977, Arturzinho fez história na modalidade. Foram 18 títulos, entre conquistas regionais, estaduais e metropolitanas, além dos títulos conquistados após assumir o papel de treinador.

Arquivo Pessoal

Arturzinho marcou época nas quadras como jogador e treinador do América-RN. Foto: Arquivo Pessoal

A carreira de jogador se encerrou após uma fratura na perna direita e logo surgiu a grande chance da sua vida: assumir o posto de treinador do seu clube de coração.

– Naquele momento, o treinador da equipe me disse que queria se aposentar e me chamou para uma conversa, explicando que eu tinha condições de assumir a vaga. No começo foi difícil, mas com o tempo e a experiência em quadra me ajudaram a trabalhar com o grupo – contou Arturzinho anos atrás, em matéria especial do ge Rio Grande do Norte.

Como técnico da equipe de futsal, Arturzinho ficou à beira da quadra por mais 30 anos, período também traduzido em títulos. Ao todo, foram 23 troféus estaduais e metropolitanos, até 2007.

Arquivo Pessoal

Time bicampeão metropolitano em 1985/1986. Em pé: Arthurzinho, Marzureick, Marquinhos, Vereador, Marcos e Cabral (massagista). Agachados: Sílvio, Edvaldo (Didi), Paulo de Tarso, Uirandé, Valter e Alexandre Gurgel. Foto: Arquivo Pessoal