FIFA

Argentina levou o troféu do último Mundial. Foto: FIFA

Pela primeira vez em sua história, a Lituânia sediará um torneio da FIFA. A nona Copa do Mundo de Futsal da FIFA ™, que começa no domingo, terá 24 seleções em 52 jogos. A Argentina defenderá o título que conquistou na Colômbia no dia 3 de outubro em Kaunas? A Espanha alcançará o terceiro triunfo ou o Brasil conquistará o sexto título que recorde? Ou talvez seja a hora de um quarto país entrar nesse círculo de elite de vencedores.

Nação anfitriã

A emoção é palpável quando você conversa com o presidente da Federação Lituana de Futebol, Tomas Danilevicius, sobre a competição. “É a primeira Copa do Mundo de qualquer tipo e o primeiro torneio da FIFA que estamos hospedando aqui na Lituânia”, disse ele. “Há um burburinho no ar, deixe-me contar. Queremos nos anunciar no cenário mundial e causar uma boa primeira impressão. “A cidade de Kaunas vai receber o jogo de abertura e a final, enquanto Vilnius e Klaipeda também estão na lista das cidades-sede. A primeira, que é a Lituana capital, vai lidar com os jogos da fase de grupos e duas quartas-de-final, enquanto Klaipeda também vai receber jogos da primeira fase, que serão disputados ao longo de seis dias de intensa competição. Outra pessoa que certamente está ansiosa pelo início da ação é o mascote Ivartito, que vai angariar um entusiasmo extra entre os fãs nos locais. Seu nome vem da palavra lituana para golo (įvartis) e, com sorte, dará início a muitos confrontos empolgantes e empolgantes. Ivartito é uma cegonha, ave nacional da Lituânia desde 1973.

“A Copa do Mundo certamente aumentará a consciência sobre nosso país e fará com que as pessoas de todo o mundo conheçam o nome de nossa pátria”, acrescentou o capitão da Lituânia, Justinas Zagurskas, cheio de orgulho.

O caminho para a glória

Para a Lituânia, esta não é apenas a primeira realização de um evento da FIFA, mas também a primeira participação de suas seleções na Copa do Mundo de Futsal. Empatados no Grupo A, eles enfrentam a estreante Venezuela no jogo de estreia, a 12 de setembro, na Kaunas Arena.

Ao todo, haverá seis grupos de quatro times na Lituânia 2021. Os dois primeiros colocados em cada seção, junto com os quatro melhores terceiros colocados, avançam para as oitavas de final, com partidas eliminatórias a partir de então. Os 52 jogos serão arbitrados por 39 dirigentes de 31 países diferentes, espalhados por todas as Confederações da FIFA. Também haverá suporte de vídeo pela primeira vez em uma Copa do Mundo de Futsal.

Campeões em título

A Argentina conquistou sua primeira Copa do Mundo de Futsal há cinco anos na Colômbia, derrotando a Rússia por 5 a 4 na final. Constantino Vaporaki, que marcou o gol da vitória naquele dia, sabe o quão importante um título como este pode ser para um país. “O emblema na nossa camisola traz consigo uma grande responsabilidade – com o prestígio que nos deu quando vencemos e a posição em que agora nos encontramos”, afirmou. “Isso servirá de motivação para nós – se perdermos nossa fome de vencer, logo estaremos caindo na classificação.”

Artilheiro recorde pendura as chuteiras

Alessandro Rosa Vieira, mais conhecido como Falcao, é o artilheiro recorde da Copa do Mundo de Futsal, com 48 gols marcados. A verdadeira lenda do esporte participou de cinco Copas do Mundo, sendo artilheira em 2004 com 13 gols. Os torcedores da Lituânia não verão as habilidades do brasileiro com a bola, já que o jogador de 44 anos se aposentou do futsal internacional.

Um para assistir na Lituânia 

Quando se trata da versão indoor do belo jogo, existem poucos nomes mais respeitados do que Kike Boned, o bicampeão mundial espanhol (2000 e 2004). Boned dá uma dica para o torcedor que deseja assistir a uma das partidas, dizendo ao FIFA.com: “Se eu fosse lituano e fosse assistir a um jogo da Copa do Mundo, seria do Brasil. Pagaria apenas a entrada para ver Pito. “