Fifa
Holanda está classificada para a Copa do Mundo

A Holanda venceu o play-off mais dramático contra a Finlândia e garantiu vaga no Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA pela primeira vez em 24 anos. Um desempenho extraordinário de Manuel Kuijk inspirou a Holanda à vitória sobre a Finlândia nos pênaltis, em uma das mais loucas repescagens de qualificação para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA de todos os tempos. O goleiro repeliu duas cobranças de pênalti, fez inúmeras outras defesas e produziu a única defesa na disputa de pênaltis, na medida em que a Oranje chegava à final mundial pela primeira vez em 24 anos.

A Holanda tornou-se a sétima e última nação europeia a garantir um lugar no Uzbequistão 2024, que começa em setembro, depois da Croácia, França, Cazaquistão, Portugal, Espanha e Ucrânia. A Finlândia, por sua vez, ficou arrasada nos play-offs consecutivos, tendo perdido por 6-5 para a Sérvia na batalha por uma vaga na Lituânia 2021.

A Finlândia começou a eliminatória como favorita e parecia destinada a vitória em Almere, até que um golo tardio de Jordy Creiter garantiu à Holanda um empate 1-1 na primeira mão. Este último ainda tinha tudo a fazer, visto que jogava em território inimigo e contra adversários de alto escalão, cujo elenco incluía a dupla espanhola Jani Korpela e Henri Alamikkotervo.

Desde o início, porém, Kuijk – que na semana passada foi pai pela primeira vez – exasperou os finlandeses ao fazer defesas magníficas com as mãos e as pernas. Dois gols predatórios de Jordany Martinus, contra a corrente do jogo, colocaram os holandeses em vantagem por 2 a 0, mas Justus Kunnas reduziu a 13 minutos do fim.

Kunnas teve então a oportunidade de empatar de grande penalidade, mas Kuijk impediu o remate, mas golos de Lassi Lintula e Liro Vanha colocaram a Finlândia na liderança. Isso parecia destinado a qualificá-los para a primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA, mas o gol de Ayoub Boukhari, a seis segundos do final, levou a disputa para a prorrogação.

Na prorrogação foi a vez dos holandeses sofrerem a devastação aos 11 minutos. Depois de Kuijk ter defendido outro penálti de Kunnas e de Ismail Ouaddouh ter colocado os visitantes à beira da fase final, Vanha marcou com um segundo no cronômetro e levou esta disputa de banda desenhada a um desempate por grandes penalidades. Nele, apenas um pênalti foi desperdiçado e mais uma vez foi Kunnas quem foi vítima do fenomenal Kuijk.

“Estou sem palavras”, disse Kruij à FIFA . Nos classificamos para a maior etapa do futsal mundial. Este é de longe o maior momento da minha carreira. É inacreditável o que aconteceu esta noite.”

“Estou extremamente feliz, extremamente orgulhoso”, disse Miguel Andres. “Estou muito emocionado. Só para contextualizar: jogamos contra uma equipe que tem muito mais experiência que nós, que compete em um nível muito mais profissional. Chegar à Copa do Mundo significa tudo. “A atuação do Manuel foi perfeita. Ele defendeu três pênaltis, fez ótimas defesas. [O benefício] de ter Manuel é muito maior do que as defesas que ele faz. É a confiança que ele nos dá, a segurança que nos faz sentir.