Brasil conquistou a Copa América feminina na última semana

Dez meses depois de anunciar a criação da Copa do Mundo de Futsal Feminino, a Fifa definiu que a primeira edição do Mundial acontecerá em 2025. A informação foi divulgada pela própria Fifa nesta quarta-feira. A data e o local da competição ainda não foram divulgados. O torneio terá 16 seleções com as vagas distribuídas da seguinte forma:

Ásia: 3;
África: 3;
Concacaf: 3;
Conmebol; 3;
Oceania: 1;
Europa: 4;
País anfitrião: 1.

A Fifa chancela o futsal feminino desde 2015. Em 2022, estrelas da modalidade como a craque Amandinha lançaram uma campanha reinvindicando a criação da Copa do Mundo das mulheres. Por conta do movimento, as atletas criaram a Associação de Jogadores e Jogadoras de Futebol de Salão (AJFSF). Em novembro de 2022, Natalia Orive, presidente da entidade, declarou que foi ignorada em suas tentativas de contato com a Fifa.

  • Desde que cheguei na CBF, abracei a proposta da criação da Copa do Mundo de Futsal Feminino. A confirmação da criação da competição pela primeira vez com o aval da Fifa para 2025 é uma vitória de todos. Já tinha prometido para as atletas que iria lutar por isso na cerimônia de lançamento do nosso patrocinador do futsal brasileiro. Essa decisão da Fifa consolida também o trabalho que é feito principalmente aqui na América do Sul, onde o Brasil ganhou todas as edições que disputou – disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Brasil hexacampeão mundial não-oficial
Antes da chancela da Fifa, as confederações nacionais promoviam anualmente o Torneio Mundial de Futsal Feminino, criado em 2010 e disputado initerruptamente até 2015. O Brasil venceu todas as seis edições do Mundial “não-oficial”.

Em 2015, o Torneio teve a sua despedida na Guatemala, e as brasileiras foram campeãs vencendo a Rússia por 3 a 0 na final. Logo após a competição, a Fifa anunciou a chancela do futsal feminino – o masculino é chancelado desde 1989.

De 2015 para cá, aconteceram duas edições da Copa do Mundo Masculina (Colômbia 2016 e Lituânia 2021) e nenhuma da Feminina.

Jogadoras criam sindicato para reivindicar Mundial feminino de futsa