LNFS

Ferrão comemora gol com o Barça. Foto: LNFS

O pivô brasileiro está prestes a ser coroado o artilheiro do campeonato da Liga após três anos. Quando o resultado da final do Play Off já poderia ser uma questão de 40 minutos, seus 30 gols representam uma vantagem de seis gols sobre os números de seu companheiro de equipe Sergio Lozano, o primeiro jogador que pode caçá-lo. Quase com total certeza este prêmio será o Barça, já que o terceiro envolvido na pomada é Adolfo, já onze gols atrás do líder deste ranking.

O vencedor do troféu de artilheiro da Liga Nacional de Futsal em 2017, 2018 e 2019 está a um passo de voltar a ser coberto de glórias em 2022. Ferrão, o artilheiro de um Barça que corre para a final do Play Off somando seu quarto título da temporada, é quem lidera a classificação do atual campeonato depois de ter sofrido 30 gols em 26 disputas. Estes números, quando faltam apenas um ou dois jogos (dependendo do resultado Palma Futsal – Barça este sábado), já implicam com total certeza que o ‘artilheiro’ deste percurso recairá sobre um dos finalistas. No entanto, os números colhidos ao longo do exercício regular decantaram quase irreversivelmente este prêmio para o lado culé.

Depois de uma pulsação muito equilibrada entre os grandes artilheiros da Liga durante os 30 dias do calendário regular, o avanço de Ferrão em momentos-chave serviu para dar um bom golpe na tabela nesse quesito. Seus números na frente do gol também foram os melhores nesta seção (24 gols), embora naquela época ele só tenha adquirido um pouco de renda sobre seu companheiro de equipe Sergio Lozano ou dois sobre o ‘assassino’ das Indústrias Santa Coloma, Tomas Drahovsky. Mas as atuações de Chapecó nas eliminatórias decisivas, além de impulsionar o Barça para uma nova final, serviram para se destacar neste ‘sprint’ de artilheiros. Seis novos gols com sotaque brasileiro elevaram a fasquia global para 30, o mesmo número que chegou ao ‘topo’ no ano passado.

Nenhum dos participantes do Play Off conseguiu seguir a trilha nas Quartas de Final e Semifinais. Os quatro golos de Terry nas pré-eliminatórias com o Ribera Navarra FS aproximaram-no dos 25 golos, sendo o segundo melhor número da actualidade, mas a eliminação confirmada da equipa de Tudela afasta-o como possível melhor marcador. Atrás dele aparece o nome de Sergio Lozano, a principal ameaça para arrebatar o título individual de seu companheiro de equipe no Can Barça com 24 gols em seu crédito e apenas uma final para reverter o armário. Longe e com 19 convertidos ao longo da Liga por Adolfo, o próximo jogador a ter em conta.

Apesar de as grandes referências ofensivas do Palma Futsal continuarem a subir de posição na última semana do torneio, aproveitando a estreia como finalistas, as hipóteses de coroar o artilheiro são utópicas. Higor, com 15 golos, tem o privilégio de ser o melhor marcador da equipa das Baleares nesta Liga, seguido de perto por Mancuso com 14 golos. No entanto, para assaltar o trono deste ranking deverão, pelo menos, duplicar os seus recordes anteriores no resto desta Liga na Final do Play Off. Consciente da utopia, as grandes referências à disposição de Antonio Vadillo se concentraram no sucesso coletivo.