UEFA

Portugal venceu o seu grupo em casa e voltou a qualificar-se. Foto: UEFA

Hungria, Portugal, Ucrânia e a Espanha, campeã em título, vão disputar a fase final do UEFA Women’s Futsal EURO 2023 no próximo mês de março, depois de vencerem os seus grupos da fase principal.

Para 2022/23, a competição bienal voltou ao seu calendário regular após o adiamento da segunda edição de 2020/21 para 2021/22. A fase final dessa edição realizou-se em julho deste ano, com a Espanha a manter o troféu à frente de Portugal, Ucrânia e Hungria, em Gondomar.

As 11 nações mais bem classificadas começaram suas candidaturas para as finais de 2023 na rodada principal. As outras cinco vagas foram decididas na fase preliminar de maio, com Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Holanda, Eslováquia e Eslovênia avançando.

A Espanha, que venceu as duas primeiras fases finais em 2019 e 2022, manteve o recorde de chegar às três ao vencer todos os jogos do Grupo 1. Portugal, vice-campeão como anfitrião nas duas edições, também somou nove pontos, enquanto a Ucrânia – semifinalista em 2019 e 2022 – e a Hungria, quarta classificada em julho, também terminaram em primeiro lugar em seus grupos.

Carla Vanessa, que marcou oito golos por Portugal na qualificação , é agora a melhor marcadora de sempre da competição com 18, um à frente de Vanessa Sotelo. Os sete gols da atacante espanhola na rodada principal elevaram sua carreira para 17, apesar de sua ausência na edição de 2022 devido a lesão.

UEFA

Ana Azevedo é homenageada antes do jogo de Portugal contra a Bielorrússia para marcar sua 100ª internacionalização no início deste ano. Foto: UEFA