UEFA

Robinho está preparado para ajudar a Rússia. Foto: UEFA

A Rússia parece ser a equipe a ser batida no Grupo C da UEFA Futsal EURO 2022, mas a estreante Eslováquia espera causar uma surpresa no Ziggo Dome, já a Polônia enfrenta a Croácia no mesmo grupo.

Rússia x Eslováquia

A Rússia participou em tantas finais, ou pelo menos ganhou medalhas de bronze em torneios, que é estranho pensar que a vitória no primeiro Campeonato da Europa de Futsal completo de 1999 continua a ser a sua única grande honra. No entanto, a maneira como eles jogaram na Copa do Mundo, quando um time inspirado no eterno Robinho e no capitão Sergei Abramov só foi impedido nas quartas de final pela campeã Argentina em uma épica disputa de pênaltis, sugere que eles serão difíceis de derrotar Sergei Skorovich procura um título indescritível após 13 anos no comando.

A Eslováquia está estreando na fase final e sua derrota por 7 a 1 para a Rússia nas eliminatórias da Copa do Mundo há dois anos mostra o tamanho de sua tarefa. No entanto, Tomáš Drahovský e Gabriel Rick representam uma ameaça especial e a Eslováquia mostrou coragem quando necessário na qualificação, especialmente contra a Moldávia, em rápida evolução.

Sergei Skorovich, treinador da Rússia: “As expectativas são muito altas e positivas, e estamos ansiosos por este torneio há muito tempo. Estamos sempre felizes por participar neste torneio. Esperamos uma grande celebração neste evento. Se falarmos sobre a Eslováquia, este é o primeiro jogo e é sempre difícil. Todos nos preparamos bem e ninguém vem aqui para perder. Todos querem ganhar. O jogo será difícil para os dois lados, mas queremos mostrar o nosso melhor”.

Marián Berky, treinador da Eslováquia: “A Rússia é favorita neste jogo, é a melhor equipe. Mas vamos tentar ir bem e talvez possamos surpreender. Será muito importante estarmos concentrados e tentarmos marcar as oportunidades que ter.”

Estatística chave: A Rússia terminou entre os três primeiros nas últimas quatro fases finais.

Polônia x Croácia

Estas equipes também se defrontaram na estreia do grupo em 2001, com a Croácia a vencer por 2-1. Esses foram os únicos pontos que cada lado conseguiu naquele torneio e, na década seguinte, nenhum dos dois se classificou novamente. Desde que chegou às semifinais como anfitriã de 2012, a Croácia se tornou uma força a ser reconhecida e, mesmo que tenha perdido em 2018, foi particularmente impressionante na classificação desta vez, principalmente na vitória por 7 a 2 na Ucrânia. No entanto, Luka Perić vai falhar o torneio depois de ter sido diagnosticado com angina, enquanto Tihomir Novak está em dúvida contra a Polónia.

A Polónia, curiosamente, só regressou à fase final em 2018 e, embora não tenha saído de um grupo difícil, abriu com um empate 1-1 nos últimos minutos com a Rússia, e classificou-se para esta prova ao segurar Portugal por 2-2 e vencendo uma decisão extraordinária por 8 a 5 contra a República Tcheca.

Błażej Korczyński, treinador da Polónia: “Temos de jogar rápido, porque não temos capacidade para jogar como a Croácia joga. Não temos de jogar períodos muito longos de posse de bola, a Croácia é melhor nisso, mas temos jogar rápido e buscar coisas diferentes. A Croácia é uma grande equipe com jogadores muito bons e com muita qualidade individual. Nossa força é que somos um grupo unido, e todos os jogadores dão tudo de si.

Marinko Mavrović, seleccionador da Croácia: “A Polônia é um adversário difícil. É uma equipa forte fisicamente. Espero ver a Polônia que conheço. O nosso objectivo neste torneio é estar na próxima eliminatória. grupo, ou como vice-campeão, mas queremos estar na próxima fase.”

Estatística chave: A Polônia procura a sua primeira vitória na fase final.