EFE

Ortiz, Borja, Raúl Campos e Sergio González comemoram um gol da Espanha. Foto: RFEF. Foto: EFE

O sorteio da Copa de 2021 colocou a Espanha no mesmo grupo do Paraguai, que desafiará sua condição de favorita, junto com Japão e Angola no Grupo E. A seleção da Lituânia embarca no caminho em busca da terceira estrela, que resiste por muito tempo agora, 17 anos.
A Seleção Espanhola, que se apresenta como uma das favoritas na busca de sua terceira estrela. A Espanha é bicampeã do Mundo, depois das Copas do Mundo conquistadas pela equipe comandada por Javier Lozano na Guatemala 2000 e Taiwan 2004, e desde então tem resistido ao terceiro título nos últimos três eventos mundiais sob a direção de Venancio López: Brasil 2008, Tailândia 2012 e Colômbia 2016.

A Lituânia 2021 apresenta-se como uma oportunidade imbatível para a equipa espanhola comandada por Fede Vidal (desde 2018) e capitaneada pelo capitão Carlos Ortiz, que é a história da selecção nacional por ser o jogador que vestiu a camisola vermelha e amarela na maioria das vezes (201). Um bloco que tem talento e entusiasmo. Uma mistura de jogadores veteranos (Adri, Juanjo, Tolrá, Solano, Adolfo e Raúl Campos) e uma nova geração liderada por Mellado, Sergio González, Raya e Raúl Gómez que espera não perder o ícone, Sergio Lozano (lesionado).

Num país apaixonado pelo basquetebol, modalidade pela qual tem a melhor equipa de África, com onze títulos AfroBasket, o futsal angolano conquistou um nicho entre os grandes da sua modalidade: os Black Levers preparam-se para disputar o Mundial de Futsal FIFA pela primeira vez em sua história. E Rui Sampaio é o treinador que recentemente foi encarregado de liderar a equipa durante o torneio, na sequência da classificação obtida pelo seu antecessor, Bemvindo Inácio. Seu jogador mais proeminente é Manosele.

O Japão é o segundo time com mais sucesso na Ásia, atrás do IR Irã, e venceu a Copa Asiática de Futsal três vezes. Representou o continente na primeira edição da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, na Holanda em 1989, e depois obteve a classificação por três edições consecutivas: Taipé Chinês 2004, Brasil 2008 e Tailândia 2012.

Liderados pelo técnico espanhol Bruno García, os Samurai Five têm um interessante bloco de jogadores liderados por Yoshikawa (ex Xota), Henmi (Benfica) e os nacionalizados brasileiros Arthur (encerramento e filho do treinador campeão mundial, PC Oliveira) e guarda-redes Higor. Além disso, o pivô Shimizu (Córdoba) será o principal argumento ofensivo da equipe nipônica, construída com base no campeão da F-League, o Nagoya Oceans.

O Paraguai fará sua sétima Copa do Mundo na Lituânia, a quinta consecutiva, sendo a terceira seleção sul-americana com mais participações no torneio. Seu melhor papel foi feito na Holanda em 1989, onde terminou em sexto lugar.

O time guarani chega polêmico quando os irmãos Ayala, dois símbolos do time sul-americano, ficaram de fora da lista final. O técnico Carlos Chilavert não tinha Enmanuel e seu irmão Gabriel decidiu renunciar. Assim, dois outros pares de irmãos como o Martínez Villalba (Hugo e Francisco) mas sobretudo os Salas, Adolfo ‘El Kuko’ e Juan ‘El Cholo’ (ex de ElPozo Murcia), serão os referentes de um bloco em que Rejala ou Mareco também se destacam.

Grupo A: a anfitriã Lituânia enfrentará Cazaquistão, Venezuela e Costa Rica
Grupo B: RFU contra Uzbequistão, Guatemala e Egito
Grupo C: Campeões da Europa, Portugal, África, Marrocos, Oceania, Ilhas Salomão e Tailândia
GRUPO D: O temível Brasil junto com Panamá, República Tcheca e Vietnã
Grupo F: Argentina, Irã, Sérvia e EUA, vida ou morte