UEFA via Sportsfile
A capitã da Espanha, Peque, marcou o gol mais rápido em uma final e foi eleito o melhor jogador do torneio

Após o triunfo da Equipe das Quinas, a seleção espanhola defrontou a Ucrânia na Final do Europeu e sagrou-se tricampeã europeia, ao vencer por  5-1. Peque, no primeiro minuto, de pênalti, Babeko, aos 11, na própria baliza, Ale de Paz, aos 20, Irene Samper, aos 21, e Dani, aos 37, marcaram para as espanholas, enquanto Shulha, aos 36, apontou o único golo das ucranianas.

Clique AQUI para assistir os melhores momentos da vitória da Espanha

A Espanha revalida, assim, os títulos de 2019 e 2022, então conquistados em finais com Portugal, que bateu por 4-0 (na edição inaugural) e por 4-1, nos penáltis, depois de 3-3 no final do prolongamento (na segunda edição), em Gondomar. 

Balanço final do EURO Feminino de Futsal: Ucrânia 1-5 Espanha

Domingo, 19 De Março De 2023

A Espanha mantém o monopólio do título do UEFA Women’s Futsal EURO rumo à terceira edição.

A Espanha venceu a Ucrânia por 5-1 na final, na Fönix Arena, em Debrecen, mantendo o monopólio do título do UEFA Women’s Futsal EURO a caminho da terceira edição.

Enquanto a Espanha derrotou Portugal, adversário nas finais de 2019 e 2022, nas semifinais de sexta-feira, a Ucrânia superou a anfitriã Hungria e chegou à final pela primeira vez. Mas eles ficaram para trás quase instantaneamente esta noite e a Espanha raramente parecia desistir de sua coroa.

Resumo do jogo: Espanha arrisca o triplo

A Espanha venceu a Ucrânia por 9 a 0 durante as semifinais de 2022 em Gondomar, e as esperanças da Ucrânia de manter os campeões afastados foram frustradas quase imediatamente quando Iryna Dubytska fez falta a Dany e, apenas 13 segundos depois, Peque converteu de pênalti para o gol mais rápido da história . A Ucrânia respondeu bem, porém, testando Silvia Aguete mais de uma vez, com grande parte de sua inspiração vindo de Anna Shulha, estrela da derrota nas semifinais contra a anfitriã Hungria.

No entanto, era 2-0 quando Irene Samper embarcou em uma corrida e seu chute foi desviado por Taisiia Babenko. A Ucrânia continuou pressionando, mas, pouco antes do intervalo, Ale de Paz fez o três no contra-ataque com uma finalização forte.

O segundo tempo começou como o primeiro. Aos 26 segundos, Peque encontrou Samper à direita da área, e ela não errou. Embora a Ucrânia tenha permanecido determinada e Shulha tenha conseguido um merecido consolo com um desvio, Dany logo marcou o quinto da Espanha, pegando a bola dentro de seu próprio meio-campo e rolando para o gol vazio com o goleiro voador comprometido.

Reação

Clàudia Pons, treinadora da Espanha : “Estamos muito contentes com esta vitória e ainda mais porque os últimos anos não foram fáceis. Trabalhamos muito no ano passado e este é o resultado de todo esse esforço. Estou muito orgulho dos meus jogadores porque eles estão sempre focados e nunca satisfeitos.

“A melhor maneira de lidar com a pressão de ser o favorito é sermos nós mesmos e foi exatamente isso que fizemos esta noite contra a Ucrânia. Sabíamos que não seria fácil e, claro, marcar cedo era importante, mas estávamos o melhor time durante toda a partida, nunca perdemos o foco e isso fez toda a diferença.

“Estes três títulos são a justa recompensa pelo trabalho incrível que está sendo feito no esporte na Espanha. Nosso campeonato é muito forte e isso se reflete na qualidade dos nossos jogadores. Não poderia estar mais orgulhoso ou feliz com este título. “

Peque, capitão da Espanha e Jogador do Torneio : “Acabo de ouvir pela primeira vez que marquei o gol mais rápido de todos os tempos em uma fase final do torneio! Claro que era muito importante marcar cedo e ainda mais porque quebrou um pouco o ânimo da Ucrânia, assim como sua vontade de nos surpreender esta noite.

“Vencer o terceiro EURO Feminino de Futsal é como um sonho tornado realidade. Nem nos meus sonhos mais loucos poderia imaginar viver momentos como este. Estivemos concentrados desde o início do jogo e o caráter desta equipe não nos permite sinto qualquer pressão por ser o favorito. Todos os jogadores deram tudo de si em campo e acho que realmente merecemos levantar o troféu. Que noite!”

Oleg Shaytanov, treinadorda Ucrânia : “Queríamos mostrar o nosso melhor, dar um bom jogo à Espanha, o que não é fácil frente a uma equipa tão forte como o bicampeão. Gostaríamos de felicitar a Espanha pela terceira vitória no EURO título.

“Não houve uma reviravolta na partida, entendemos que cada gol que sofremos influenciava no resultado e tornava nosso trabalho um pouco mais difícil. Para nós, ser vice-campeão é uma pequena vitória. Estamos muito felizes ter feito tão bem, e gostaria de agradecer a minha equipe.”

Iuliia Forsiuk, capitã da Ucrânia :  “Estamos muito felizes: fizemos história para o futsal feminino ucraniano ao chegarmos a esta final. Conseguir isso torna realidade um sonho que eu tinha quando criança. Colocamos anos de trabalho duro para chegar até aqui, e esperamos ter deixado muitas pessoas felizes hoje.

“A Espanha é uma seleção extremamente forte; é campeã europeia. Taticamente, é muito difícil jogar contra eles, mas para mim nos saímos muito melhor do que no ano passado contra eles. Acredito que podemos fazer ainda melhor; vamos ver o que o futuro traz.”

Clique AQUI para assistir os melhores momentos da vitória de Portugal.