LNFS

A Seleção Espanhola, segue adiante na Euro. Foto: LNFS

A fase de grupos da Eurocopa 2022 termina no sábado com cinco equipes disputando as duas últimas vagas nas quartas de final nos Grupos C e D. A Espanha não deve perder para uma seleção da Geórgia já qualificada para chegar às quartas de final, que começam na segunda-feira, e as eliminatórias para as equipes que jogam no sábado acontecem na terça-feira, quando o vencedor confirmado do Grupo C, Rússia, enfrenta o vice-campeão do Grupo D, e o vencedor do Grupo D enfrenta o vice-campeão do Grupo C em Amsterdã.

Grupo C

Rússia – Polônia

A Rússia garantiu a liderança ao vencer a Eslováquia por 7 a 1 e a Croácia por 4 a 0, e Artem Antoshkin já marcou cinco gols no torneio. O único título da Rússia veio em 1999, mas eles parecem ser o time a ser batido após os dois primeiros jogos. No entanto, a lesão sofrida pelo experiente Robinho contra a Croácia é preocupante.

A Polónia tem de vencer a Rússia e torcer para que a Eslováquia também vença a Croácia, com o segundo lugar a ser decidido pelo saldo total de golos. A Polónia perdeu por 3-1 com a Croácia e empatou 2-2 com a Eslováquia; sua tarefa agora é converter chances em gols, tendo tido mais chances de gol (111) nas duas primeiras partidas, empatadas com a Espanha. Já provaram o seu valor frente à Rússia há quatro anos, ao empatar 1-1 no primeiro jogo da Polónia na fase final desde 2001, com Michał Kubik a marcar nos últimos segundos.

Eslováquia – Croácia

A Croácia tem dois pontos de vantagem sobre a Eslováquia e a Polónia graças à sua vitória inaugural, o que significa que um empate os levaria ao apuramento, mas ficaram três partes consecutivas sem marcar. Também vai sentir a falta de Vedran Matošević após a sua expulsão antecipada frente à Rússia.

A Eslováquia fez uma estreia difícil frente à Rússia, mas esteve perto de derrotar a Polónia, com o seu homem-chave, Tomáš Drahovský, a mostrar a capacidade goleadora que iluminou o campeonato espanhol nas duas últimas temporadas. Uma vitória neste jogo os garantiria, a menos que a Polônia vencesse a Rússia e a Eslováquia no saldo de gols.

Grupo D

Geórgia – Espanha

Sempre havia a chance de uma dessas duas equipes se classificar com um jogo de antecedência, mas a maioria esperava que fosse a heptacampeã Espanha e não a Geórgia fazendo sua primeira aparição em uma fase final. No entanto, os georgianos jogaram em alto nível para sair de trás para vencer por 3 a 2 contra o Azerbaijão, e também por 2 a 1 contra a Bósnia e Herzegovina, tornando-se os primeiros estreantes a vencer seus dois primeiros jogos desde 2010, e mais um ponto lhes daria o primeiro lugar em detrimento da Espanha.

A Espanha derrotou a Bósnia e Herzegovina por 5-1 no início, mas empatou com o Azerbaijão (2-2). Aguardando o retorno de Adolfo, a Espanha lideraria o grupo com uma vitória, terminaria em segundo (e enfrentaria a Rússia) se empatar, mas uma derrota significaria que poderia ser ultrapassada no saldo de gols pelo Azerbaijão se conseguir os três pontos. Esteban, pivô da seleção, lesionou-se e sua posição é ocupada por Solano (Jimbee Cartagena).

Fede Vidal, o treinador espanhol, assegurou que “tivemos a perda de Esteban, que foi um dos pivôs de referência. Tem outras características que Solano. Escolhemos trazer outro pivô que pode nos ajudar contra defesas mais apertadas. Ele conhece o grupo e vai se adaptar muito rapidamente à dinâmica da seleção.”

“Solano entra na dinâmica da seleção, ele já sabe no que estamos trabalhando e como estamos fazendo. Sua adaptação é imediata. Já sabíamos que a Geórgia é um rival muito forte, ele está mostrando isso no definiu que está lhe dando resultados. Nos dois jogos ele conseguiu se recuperar de um resultado adverso. Ele tem uma grande capacidade competitiva. Temos que encarar como uma final e tentar impor nosso estilo de jogo para vencer o jogo” , concluiu.

A Espanha só precisa vencer para terminar como líder do grupo. Um empate classificaria o time espanhol em segundo lugar (jogaria nas quartas de final contra a Rússia), enquanto uma derrota poderia deixá-los de fora desde o Azerbaijão, três pontos atrás do time de Fede Vidal, mas com uma desvantagem notável em termos de saldo de gols geral (- 1 contra +4 do espanhol), ainda tem opções matemáticas para chegar as quartas de final.

Azerbaijão – Bósnia e Herzegovina

O Azerbaijão poderia estar em uma posição muito melhor, já que venceu por 2 a 0 contra a Geórgia e ficou à frente da Espanha em duas ocasiões, e se esforçou muito no final deste último jogo para voltar à frente. Agora, com Fineo suspenso, eles devem contar com a vitória da Geórgia contra a Espanha para ter alguma chance de que uma vitória contra a Bósnia-Herzegovina seja suficiente para chegar as quartas-de-final pela terceira vez consecutiva.

A Bósnia-Herzegovina só tem a honra de jogar depois das duas derrotas, mas, tendo se mostrado uma equipa promissora frente à Espanha e estando muito perto de bater a Geórgia, o seu primeiro ponto na fase final do torneio é o seu objetivo e é ao seu alcance.