Sem disputar uma partida oficial desde setembro do ano passado, Ronaldinho Gaúcho interrompeu sua aventura na liga de futsal da Índia precocemente. A Premier Futsal anunciou nesta terça-feira que o astro precisou deixar a competição depois de apenas dois jogos por conta de suas obrigações como embaixador da Paralimpíada deste ano, no Rio de Janeiro. O escolhido para substituí-lo como estrela do Goa foi o ex-lateral Cafu.

A nota oficial divulgada pela liga afirma que Ronaldinho Gaúcho foi convidado para ser embaixador paralímpico “há poucos dias” – embora o nome do jogador já tenha sido apontado para tal papel desde 2015. R10 pediu permissão para deixar a liga antes de seu encerramento, e a organização deu sinal verde, afirmando que pretende manter uma relação de longo prazo com o craque brasileiro.

A Premier Futsal também enviou aos jornalistas locais um comunicado oficial assinado por Ronaldinho. Nele, o craque também afirma que ter tomado conhecimento apenas nesta semana da necessidade de estar no Brasil durante a Paralimpíada, lamentando ter que abandonar a liga de futsal no meio – e prometendo retornar para a segunda temporada.

– Infelizmente, logo quando eu estava entrando no ritmo e conhecendo melhor o país, tenho que retornar, pois meu país precisa de mim. O Comitê Paralímpico me convidou para ser seu embaixador, o que me obriga a estar no Brasil. Eu estava esperando seguir em Goa, mas soube apenas ontem (segunda-feira) deste desdobramento. Estive encantado de passar estes dias em seu belo país e promover o esporte que eu cresci praticando – diz o comunicado de R10.

A organização confirmou que Cafu, que está com 46 anos, foi o escolhido para ser a estrela do time no restante da temporada. Inclusive, o calendário da competição teve de ser modificado para que o ex-capitão da seleção brasileira consiga estar presente nos jogos restantes do Goa – que perdeu na estreia e venceu na rodada passada, com cinco gols de R10.

Desta forma, o futuro de Ronaldinho volta a ficar em aberto. Nos últimos meses, desde que deixou o Fluminense no ano passado, o jogador de 36 anos tem participado de jogos amistosos e festivos, passando por países como Equador, Guatemala, México e Estados Unidos. R10 não participa de um jogo oficial desde setembro de 2015.