Aos cinco anos de idade, Dione e Dyego se conheceram assim como milhares de crianças de todo o Brasil: em uma escolinha de futsal. No caso destes dois jovens, especificamente, a amizade se deu em Palmitos, cidade catarinense de 16 mil habitantes.

Divulgação

Parceiros de clube e seleção

Mais de 20 anos depois, os dois jogadores estão juntos na seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo de Futsal a partir do próximo sábado.

Dione agora é mais conhecido como Bateria, apelido que surgiu por conta do seu pai ter uma loja de baterias de carro. Além disso, seu pai era dono da escolinha onde eles começaram a dar os primeiros chutes, enquanto os pais de Dyego eram da diretoria, o que estreitou a relação das famílias.

“Tinha um matagal em cima da minha casa, que não era utilizado. Criamos ali um campinho, com traves pequenas, e jogávamos com uns amigos  valendo uma Coca-Cola. Valia um refrigerante e valia também a moral na cidade”, brinca Bateria.

Juntos, os amigos foram para Chapecó, cidade vizinha a Palmitos. Depois, se separaram aos 17 anos, tomando caminhos diferentes. O talento dos dois alas fizeram com que eles prosperassem na modalidade e, em 2014, se reencontrassem em um dos maiores times do mundo: o Barcelona.

“Sempre nos reunimos para assar uma carninha aqui em Barcelona. Na convocação, estávamos cada um na sua casa, mas fomos pegos de surpresa e foi muito bom. Logo armamos um churrasquinho para comemorar”, contou Bateria.

O Brasil estreia na Copa do Mundo de Futsal, competição que ocorre na Colômbia, no domingo, às 20h, quando enfrenta a Ucrânia.

Segundo Bateria, o assédio à dupla do Barcelona quando eles visitam Palmitos ainda é pequeno, com poucas pessoas os reconhecendo e pedindo para tirar um foto. O título mundial, contudo, pode mudar tudo isso, e divulgar ainda mais a pequena cidade catarinense.