A Bola

Ortiz é um dos destaques da Espanha. Foto: A Bola

“Eles estão em Vilnius e vou passar por aqui para bater um bom papo com ele enquanto tomamos um café”, disse o capitão espanhol ao FIFA.com . Ele está claramente ansioso pela chance de alcançar um de seus melhores amigos no futsal: “Vou dizer a ele para pegar leve com a gente porque ele é um daqueles jogadores que sempre tira algo especial do saco quando realmente importa . Espero que ele não tenha sobrado muito no tanque. ”

Os dois vão se recuperar antes de se enfrentarem em quadra na segunda-feira, quando Espanha e Portugal se enfrentam nas quartas-de-final no Lituânia 2021. Depois de dividir um vestiário nas últimas oito temporadas (sete no Movistar Inter na Espanha e um no ACCS Futsal, na França), Ortiz e Ricardinho estão prontos para liderar suas seleções e enfrentar um ao outro.

A última vez que isso aconteceu foi no UEFA Futsal EURO 2018, quando Ricardinho e Portugal derrotaram a Espanha num jogo oficial, nada menos que na final, para conquistar o seu primeiro grande título.

“Eles foram a melhor equipe do torneio”, disse Ortiz. “Eles foram praticamente perfeitos em todos os jogos e estavam em ótima forma física também.” Ortiz, entretanto, não vê o confronto como uma oportunidade de vingança: ” Se é assim que vemos, imagine como eles se sentem sobre todas as vezes que os derrotamos.

“Acho que eles mereceram pela consistência e pelo quanto lutaram”, disse ele ao ser questionado sobre o que lembra das conversas com Ricardinho sobre aquela partida, que já é passado. Três anos depois, as duas equipes se zerarão e partirão novamente, com uma vaga na semifinal em jogo.

Ortiz está cheio de confiança. O excelente desempenho da Espanha no primeiro tempo contra a República Tcheca nas oitavas de final mostrou exatamente do que os campeões mundiais de 2000 e 2004 são capazes.

“Estamos em alta e em boa forma para este jogo”, disse o jogador que vai ingressar no Barcelona após o torneio. “Fizemos o que tínhamos que fazer na fase de grupos sem estar no nosso melhor, mas na primeira metade das oitavas de final fomos a Espanha que queremos ser: intensa, agressiva e muito afiada no ataque. Demos um passo à frente. ”

O zagueiro, que disputa sua quarta Copa do Mundo, sabe que esta é sua última chance realista de conquistar o troféu, depois de ter ficado perto em 2008 e 2012, quando a Espanha foi vice-campeã.

“De certa forma, esta é a Copa do Mundo mais especial de todas”, disse o jogador de 37 anos, refletindo sobre sua aventura na Lituânia em 2021. “É a última oportunidade que terei de ser campeão mundial. Estou vivendo o momento e curtindo cada dia. “Há muitos jogadores aqui que provavelmente vão disputar a última Copa do Mundo, embora possam não estar cientes disso. Temos que dar o nosso melhor em cada jogo e sessão de treinamento porque temos uma grande chance de erguer o título . ”

Reveja os melhores momentos da vitória da Espanha sobre a República Tcheca.

Um marco

Ortiz fez a 200ª partida pela Espanha no amistoso pré-torneio, número que poucos jogadores no mundo do futsal conseguiram. Descrevendo a principal diferença entre o jogador que é agora e o jovem que se estreou em 2006, disse: “Calma. “Eu era muito mais emocional antes, muito mais fogoso, mais anárquico de certa forma. Agora, com a experiência que tenho e os jogos que joguei, estou muito mais calmo e penso mais nas coisas. ”

Essa frieza sob pressão será vital para as chances da Espanha. “Acho que o Marrocos provavelmente teve menos chances, mas todas as outras equipes que chegaram até aqui podem ir em frente e vencer”, explicou Ortiz, que relutou em escolher um favorito: “Há muito pouca entre as equipes. Todos eles melhoraram com o decorrer do torneio e todos podem oferecer um verdadeiro teste. As quartas-de-final serão ótimas de assistir. ”

Explicando a chave para o sucesso nesta última semana decisiva, Ortiz disse: “A equipe que menos comete erros e tem melhor desempenho na defesa. É vital que você não tenha nenhum ferimento. A Copa do Mundo pode se resumir a isso, mas está em aberto agora. ” Embora saiba que precisa manter os pés no chão, Ortiz pode se ver levantando o troféu no domingo, 3 de outubro, dia em que fará 38 anos.

“Isso selaria meus muitos anos na seleção nacional, jogando em muitos grandes torneios, indo a quatro Copas do Mundo”, disse ele. “Seria o final perfeito. “Eu pensaria na minha família, Venâncio [Lopez] – o técnico da seleção com quem passei mais tempo – e me lembraria de todos os jogadores que tive como companheiros de equipe e que tiveram o mesmo sonho que eu e não poderia cumpri-lo. ”