Mayelle Hall

Evento reuniu 350 jovens promessas do futsal. Foto: Mayelle Hall

O novo formato da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal não contentou todos os clubes, mas foi o meio-termo encontrado. Em vez de uma primeira fase com turno e returno em grupo único, totalizando 26 jogos, o estadual terá dois grupos de sete equipes e três turnos. Cada equipe jogará 19 partidas. As definições foram tomadas no sábado, 4, durante o arbitral, em Chopinzinho.

As sete equipes da Liga Nacional de Futsal (LNF) – Campo Mourão, Cascavel, Foz Cataratas, Marreco, Pato, Toledo Futuro e Umuarama – buscavam reduzir o número de partidas no início da competição. Do outro lado, os outros 50% dos integrantes, buscavam a manutenção da fórmula de 2022. Enquanto uma parcela tem calendário cheio e necessitam de uma Série Ouro mais compacta, a outra tem como prioridade, senão único compromisso, o Paranaense.

Dirigentes sudoestinos avaliam

O formato de disputa foi o principal entrave durante o congresso técnico, que começou pela manhã e se arrastou até a tarde. “Somos abertos ao diálogo. O Ampere levou em consideração que o campeonato depende de todas as equipes, então avaliamos fazer essa experiência proposta pelas equipes da Liga. Não vemos problemas”, declarou o presidente do Ampere, Rodrigo Machado.

Enquanto isso, o presidente do Pato, Giovani Geron, viu como positiva a mudança. “Necessária pra ajustar o calendário em 2024. Vai estruturar melhor o campeonato.”

Luiz Sérgio Lavarda, diretor-executivo do Marreco, disse que a fórmula adotada não é a ideal para os interesses do clubes, mas que deve ser considerada como um avanço. “Sairemos de 26 jogos na primeira fase de 2022 para 15 em 2024.”

Por outro lado, o presidente do Dois Vizinhos, Jeferson Bortolin demonstrou insatisfação. “O formato do ano passado foi definido para três anos. Os clubes se programaram com sócio-torcedor, patrocinadores. Vendemos 13 jogos em casa, mas os times de Liga vieram e disseram que era impossível fazê-los, sendo que conseguiram no ano passado, mesmo jogando com o sub-20. Queriam mais equidade. Queriam dois grupos jogando entre si. Não quisemos e viemos com 19 jogos no total. Teremos nove jogos em casa, em vez de 13.” Jeferson disse ainda que buscou com que a Federação colaborasse com as taxas de arbitragem, mas a entidade não cedeu. “Foi intransigente.”

Copa União

Realizada pela primeira vez na temporada passada, com seis equipes – das três divisões do estadual -, a Copa União será ampliada para ampliar o calendário de quem não faz parte da LNF. A projeção é contar com os sete integrantes da Série Ouro, mais os clubes da Série Prata.

A reportagem do Jornal de Beltrão procurou a Federação Paranaense (FPFS), mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.

Sem rebaixamento

Entre outras mudanças importantes, os grupos definiram por não ter rebaixamento em 2023. E com mais duas equipes promovidas da Série Prata, a elite terá, em 2024, 16 integrantes.