LNFS

Argentina defendia o título do Mundial. Foto: LNFS

“Demos tudo de nós e vamos de cabeça erguida”, Leandro Cuzzolino continua repetindo como bordão para a maioria das perguntas feitas pelo FIFA.com depois que a Argentina perdeu a final da Copa do Mundo de Futsal da FIFA 1-2 contra Portugal.

Tudo começa a partir de uma base. Motivos mais do que suficientes para que a Argentina saia da Lituânia com a satisfação de um trabalho bem executado e é isso que Cuzzolino quer refletir. As palavras do capitão mostram o sentimento de uma equipa que lutou e teve oportunidades até ao final para ter levado o jogo para prolongamento e que endossou a imagem de que já é uma grande confirmada neste futsal.

“É preciso continuar lutando lá e mantendo este nível porque a Argentina merece”, disse Cuzzolino, que em sua terceira Copa do Mundo e como capitão da Albiceleste sabe em primeira mão como foi difícil chegar até aqui. “Estou absolutamente orgulhoso da evolução que estamos tendo. Os resultados com trabalho, humildade e acima de tudo sacrifício continuarão chegando e o argentino tem essas características”, reflete.

Veterano de mil lutas, o portenho de 34 anos deixa claro que o difícil tem sido chegar ao topo e que agora a missão deve ser trabalhar para se manter e que as alegrias continuem chegando: “Nós deu tudo para conseguir mais um título de campeão mundial. Embora não tenha sido conquistado, temos certeza de que devemos continuar lutando lá e mantendo este nível porque a Argentina merece. ”

Ele estava perto, então Cuzzolino só tem elogios aos companheiros, que como ele não paravam de tentar em todos os momentos: “Temos que agradecer aos meninos. Nos esvaziamos e não podemos ser responsabilizados por nada. O final dando tudo, no último jogo também e não aconteceu ”, destaca, ao que acrescenta:“ Pessoalmente estou triste, mas ao mesmo tempo orgulhoso ”.

Como uma boa final que vale a pena, a partida foi decidida nos detalhes. Os dois clubes de Santiago Basile e um Baby que levou tudo foram alguns, embora o italiano Italservice Pesaro prefira fazer uma análise mais genérica: “’O que posso dizer sobre o jogo?’ Difícil, é uma final. Tiveram duas oportunidades e conseguiram-nas e nós tivemos mais do que uma e não conseguimos entrar. Não há muito mais a dizer a não ser dar os parabéns a Portugal e continuar a trabalhar como antes. ”

Na zona mista, todos e cada um dos jogadores argentinos que passaram atrás foram afetados. Lágrimas nos olhos, rostos de resignação … Não foi à toa depois de cair na final. Muitos estariam pensando em familiares e amigos que de casa também contribuíram para trazer aquele retorno que estava tão perto. Cuzzolino tinha palavras para todos eles:

“Para o povo da Argentina, apenas diga ‘obrigado e obrigado’.

E muito em breve ele sairá de lá torcendo como eles. Antes de partir, Cuzzolino reconheceu que esta é sua terceira e última Copa do Mundo. Com quartas de final em 2012, título em 2016 e finalista em 2021, seu currículo será a inveja de muitos. O capitão se despede, mas deixa um recado que com certeza fará de sua parte para que aconteça: “Foi minha última Copa do Mundo. Mas quero deixar este recado: ‘Devemos continuar e não baixar os braços . vem depois você vai lutar por tudo “.

Ao ouvi-lo, não há dúvida de que assim será. Basta seguir a linha traçada nos últimos anos e trabalhar. É o que diz o capitão, que não ensinou que há motivos de sobra para partir de cabeça erguida e com a consciência tranquila de que deram tudo.