O Corinthians estreou com vitória na Taça Brasil, realizada em Erechim. No confronto inaugural do grupo B, o Timão bateu o Brasília por 3 a 2 e deu início a sua trajetória no torneio com o pé direito. A 46ª edição da competição, que conta com os nove campeões estaduais mais bem colocados no ranking da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e a equipe dona da casa (Atlântico Erechim), teve início nesta segunda-feira e terá sua final no domingo, às 13h45.

Edson Castro

Corinthians larga com vitória na Taça Brasil. Foto: Edson Castro

Vindo de derrota em casa e perda da liderança da LNF para Carlos Barbosa, o Corinthians foi ao Rio Grande do Sul para buscar seu terceiro título na competição nacional mais antiga da modalidade. Campeão nas edições de 1974 e 2010, os paulistas dividem o grupo com Carlos Barbosa*, Constelação, de Roraima, Portuguesa, do Rio de Janeiro, além do adversário desta segunda. No grupo A, brigam por vaga Foz Cataratas, Tubarão, Minas, Tamandaré, de Pernambuco, e Atlântico Erechim.

O jogo

Campeão paulista de 2018 e atual vice-líder da LNF, o Corinthians chegou à Taça Brasil com status de favorito. Diante do Brasília, adversário menos tradicional, o Alvinegro dominou as ações da partida. Ainda assim, quem abriu o placar foi a equipe brasiliense. Em jogada de escanteio, aos três minutos de jogo, o fixo Mateus acertou um belo chute de primeira e contou com a falha do goleiro Tiago para marcar o primeiro gol do jogo.

A vantagem porém, não durou muito tempo. Aos quatro minutos, Murilo fez o desarmou e deu início à bela jogada de contra-ataque que culminou na finalização certeira de Nenê, igualando o placar em Erechim. Melhor na partida, o Corinthians aumentou a intensidade e passou a monopolizar a posse de bola. Não demorou muito para o Timão, aos seis minutos, costurar a defesa adversária com uma rápida sequência de passes e virar a partida com a finalização de Batalha.

Edson Castro

Caio leva o Corinthians ao ataque diante do Brasília. Foto: Edson Castro

Pouco depois, aos nove minutos, foi a vez de Rafa arriscar de longe e quase marcar. O goleiro Yan espalmou e, no rebote, Deives ajeitou e bateu com tranquilidade para ampliar o placar. Com o jogo controlado, o Corinthians quase viu o Brasília ameaçar sua vitória. Isso porque, aos 15 minutos, Nenê falhou na saída de bola e deu de bandeja para o capitão Luan, que avançou e acertou um belo chute no ângulo, diminuindo o marcador.

No segundo tempo, o domínio alvinegro continuou, mas, com excessivos erros de finalização, não houve mudança no placar. Apostando no contra-ataque, o Brasília também desperdiçou as chances que teve e confirmou sua primeira derrota na competição.