O Marrocos vem fazendo história na Copa do Mundo do Catar ao ser a primeira seleção africana a disputar uma semifinal. Yahya Jabrane vive um misto de emoções: em dez anos, o jogador disputou a Copa do Mundo de Futsal pela seleção marroquina, trocou as quadras pelos campos e agora participa da campanha histórica no futebol.

Há uma década, Jabrane marcava o primeiro gol de Marrocos na história da Copa do Mundo de Futsal. A primeira participação foi ruim: três derrotas em três jogos, com cinco gols marcados e 15 sofridos.

Lars Baron

Yahya Jabrane, do Marrocos, em mundial de futsal. Foto: Lars Baron

Após a participação em 2012, Marrocos esteve presente nas duas Copas de futsal seguintes (2016 e 2021). No Mundial do ano passado, os marroquinos avançaram da primeira fase pela primeira vez, sendo eliminados pelo Brasil nas quartas de final.

A transição de carreira de Jabrane é mais bem sucedida que a de um brasileiro que tentou trilhar o mesmo caminho. Considerado por muitos o maior jogador de futsal de todos os tempos, Falcão deixou as quadras para atuar pelo São Paulo, em 2005. A tentativa, no entanto, durou menos de seis meses com o jogador retornando para o futsal. Falcão foi campeão paulista e fez parte do elenco são-paulino campeão da Libertadores e Mundial naquele ano.

Quem é Yahya Jabrane?

Diário de São Paulo

Falcão chegou a trocar o futsal pelo futebol, mas transição de carreira durou apenas seis meses. Foto: Diário de São Paulo

Volante de origem no futebol, Jabrane, atualmente com 31 anos, iniciou a carreira no esporte jogando futsal. O bom desempenho nas ligais locais renderam a convocação para a disputa da Copa do Mundo de 2012.

No primeiro jogo da história do Marrocos no Mundial de Futsal, derrota para o Panamá por 8 a 3. Os marroquinos saíram à frente no placar, com gol marcado por Jabrane, que alternava atuando como fixo (zagueiro) e pivô enquanto jogador de futsal.

O Marrocos encerrou a primeira participação em uma Copa do Mundo de Futsal com outras duas derrotas: 2 a 1 para o Irã e 5 a 1 para a Espanha.

Logo após disputar o Mundial de futsal, Jabrane migrou para o futebol de campo. Aos 21 anos, passou a defender o Raja Beni Mellal, rodando por vários outros clubes do país. Em 2018, teve rápida passagem pelo Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes.

Após deixar a primeira e única experiência fora do Marrocos, Jabrane retornou ao país para defender o Wydad, time de Casablanca. São cinco temporadas no clube, com 123 jogos e 23 gols marcados.

REUTERS

Yahya Jabrane antes de jogo de Marrocos na Copa do Mundo. Foto: REUTERS

Na Copa do Mundo do Catar, Jabrane é reserva e entrou no segundo tempo dos jogos contra Canadá e Portugal. O jogador é uma espécie de curinga no time comandado por Walid Regragui, podendo atuar no meio-campo ou na lateral.

Com Jabrane entre as opções no banco de reservas, o Marrocos enfrenta a França nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), no estádio Al Bayt, pela semifinal da Copa do Mundo. Na outra chave, Argentina e Croácia definem o outro finalista.