Lucas Pavin

Duas equipes já se enfrentaram no estadual. Foto: Lucas Pavin

O emocionante empate em 3 a 3 no início de julho pelo Campeonato Catarinense foi mais um daqueles clássicos entre Jaraguá e Joinville para ficar na história. Um mês depois, os rivais voltam a se enfrentar agora pela Liga Nacional, em novo confronto que promete muita emoção nesta segunda-feira (15), às 18h30, no Centreventos Cau Hansen, pela 20ª e penúltima rodada da primeira fase.

Mesmo com as equipes já classificadas ao mata-mata, há muita coisa em jogo no segundo clássico da temporada. Pelo lado jaraguaense, os comandados de Xande buscam o resultado positivo para encaminhar o lugar do time entre os oito primeiros colocados, assegurando vantagem nas oitavas de final.

No momento, o Aurinegro ocupa a oitava colocação, com 32 pontos, e está com uma distância curta até o 11º colocado, que hoje é a Assoeva, com 29.Além disso, tenta manter um tabu de três anos sem perder para o arquirrival. Nesse período, foram cinco duelos, com três vitórias e dois empates, e um título de Estadual conquistado com duas goleadas em dezembro de 2021.

Já o Joinville quer acabar com o jejum para cravar sua posição entre os quatro melhores da primeira fase. Hoje, é terceiro lugar, com 42 pontos.

“Esses jogos sempre se decidem pelo lado emocional ou a competitividade precisa ser entendida para permanecer vivo na partida. Eles (Joinville) têm um poderio de ataque muito grande e nosso lado estratégico tem que estar perfeito. Precisamos estar equilibrados para as nossas armas fazerem a diferença”, declarou o técnico Xande.

O treinador terá três desfalques: o ala Felipe, suspenso, o ala Jeffe, lesionado, e o goleiro João Neto, que já vem treinando com o grupo, mas ainda se recupera de uma lesão no joelho esquerdo. Para quem quiser acompanhar, Jaraguá e Joinville terá transmissão do canal SporTV.

Torcida única

A confusão entre dois torcedores após o jogo pelo Estadual resultou em uma medida inédita na história do clássico. O confronto da segunda-feira pela LNF contará apenas com os torcedores tricolores.

O pedido foi feito pelo time da casa, que enviou um ofício à LNF, onde responsabiliza a torcida do Jaraguá por ‘atos de violência deixando torcedores gravemente feridos’ na partida do Estadual. Pelo risco de revide nas vias públicas e imediações do ginásio, o clube protocolou o documento.

O Jaraguá acatou a decisão, mas se posicionou em relação ao texto enviado pelo Joinville, dizendo que ‘em momento algum a nossa torcida praticou qualquer ato de violência contra os torcedores do Joinville.

“O único fato de que tivemos conhecimento ocorreu nas cercanias da Arena Jaraguá, após o término da partida, envolvendo de forma isolada dois torcedores, sendo que, um deles ficou ferido, contudo, foi prontamente atendido e levado ao hospital, com sua posterior liberação”, escreveu o clube.

Além disso, a diretoria do Aurinegro solicitou que os demais embates entre os rivais na temporada 2022 sejam todos com torcida única, tanto em Joinville como em Jaraguá do Sul.