Joinville foi a grande sensação do futsal brasileiro em 2017. Pela primeira vez a equipe conquistou a Liga Nacional, além de ter vencido também o Catarinense e a Taça Brasil. Mas o time que tentará repetir esse desempenho histórico será bem diferente neste ano.

O Tricolor perdeu seus principais jogadores. Fernando e Xuxa foram para a Espanha, Fernandinho para Portugal e Felipe Mello para a Itália. Mas o desfalque mais sentido será o do ala Jackson Samurai, herói da final da última LNF, que sofreu uma séria lesão no joelho e só retorna no fim da temporada. Por outro lado, chegaram os alas Bruno e Leandro Caires, o fixo Grillo e o pivô Genaro.

Divulgação Joinville

Vander segue no comando do Joinville e luta pelo bi da LNF. Foto: Divulgação Joinville

O técnico Vander Iacovino admite a dificuldade por conta das várias mudanças, mas acredita em um bom desempenho da equipe mais uma vez na competição.

– Estamos remontando a equipe, demora um pouco para encaixar, mas é o processo. Espero que possamos encaixar o mais rápido possível e se credenciar para brigar, ir o mais longe possível, para chegar nas finais. Entendendo o momento que passamos hoje – analisou.

– Estou otimista pelo que estamos trabalhando, treinando… Faremos uma grande competição. Sabemos da qualidade técnica dos atletas, que é preponderante. O encaixe dos jogadores e o dia a dia vai nos dar uma condição muito boa para 2018.

Juliano Schmidt

Leandro Caires é um dos reforço do Joinville para essa temporada. Foto: Juliano Schmidt

Campeão em 2016 pelo Corinthians, Leandro Caires chegou a Joinville com o status de principal contratação para a temporada. E ele vê a equipe como favorita ao título da Liga Nacional.

– O Joinville é favorito. Atual campeão. Estamos trabalhando firme para ir em busca do bi. Com o apoio da torcida queremos buscar o fato inédito. Estamos trabalhando todos os dias. O Vander é muito bom e estamos bem adaptados. A galera que chegou, chegou bem – declarou ele.

E quando o assunto é título de Liga, o fixo Leco é um especialista. Com cinco conquistas em oito finais disputadas, ele também vê o Joinville como favorito, mas sabe que o time será mais visado neste ano.

– Eu entendo que ser o atual campeão chama mais atenção. As equipes olham diferente, com mais respeito, com a possibilidade de ser campeão novamente. Entramos como favoritos, essa pressão a mais que conquistamos, temos que saber lidar com isso. Acredito que a equipe tem que usufruir disso, ter personalidade, impor o nosso jogo e assim tirar proveito dessa posição que conquistamos – falou.

A estreia da equipe na Liga Nacional será nesta sexta-feira, às 20h15, contra Cascavel, em casa. Além de Jackson Samurai, Genaro e Junai, lesionados, também estão fora da partida.