LNFS

Bateria, da Viña Albali Valdepeñas, comemora um gol. Foto: LNFS

As duplas das semifinais do Play Off pelo título da Primeira Divisão foram confirmadas com a classificação do Viña Albali Valdepeñas na última partida dos ‘quartos’. As partidas serão disputadas novamente em formato de ida e volta, começando na quarta-feira, 15 de junho, e terminando no sábado, 18 de junho.

As equipes mais bem classificadas terão o fator quadra na segunda mão e a vantagem de que, em caso de empate no agregado, passarão pela rodada sem a necessidade de ir para os pênaltis. O Barça enfrentará o Viña Albali Valdepeñas, enquanto o Palma Futsal terá o Jaén FS como rival.

Barça, semifinalista com agonia inesperada

O Barça mantém seu domínio com mão de ferro na competição de uma forma que já os plantou nas semifinais. Os torcedores do Barcelona conseguiram se livrar de ElPozo Murcia Costa Cálida nas quartas de final em um grande duelo de pentacampeões que foi condenado no Palau Blaugrana (3-4) após uma extensão com os nervos na superfície que reafirmou-os como a ‘Besta Negra’ de alguns murcianos que foram medidos em seus cinco confrontos este ano. A eliminatória havia sido colocada nos trilhos nesta quarta-feira por alguns catalães que conseguiram uma valiosa vantagem de 1 a 3 no jogo de ida com gol de Ferrão e dois de Matheus, vantagem que não serviu para o campeão da Liga Regular ter que o bilhete no tempo extra do retorno.

Assim, em Can Barça eles dão um novo passo em direção a uma temporada histórica que, no caso de terminar com o alirón de seu sexto título da Liga, completaria um percurso impressionante com quatro títulos no bolso após os sucessos alcançados na Super Copa, Copa da Espanha e UEFA Futsal Champions League. Jesús Velasco, no comando do banco desde o verão passado, soube espremer um balneário que respondeu amplamente e que chegou à reta decisiva da temporada. A melhor versão de Lozano, Ferrão, Matheus, Pito e companhia ameaça marcar uma era no campeonato espanhol. Este ano, além disso, contempla a motivação extra de poder oferecer a Esquerdinha, de volta às pistas neste sábado, uma aposentadoria em grande estilo do Futsal. Dos semifinalistas confirmados, no entanto,

Sino em Torrejón de Ardoz

Jaén FS protagonizou a grande partida de sábado ao desmontar o vice-campeão da Liga regular, o Inter FS, nas quartas de final do Play Off pelo título. A equipa verde-oliva viu-se obrigada a conquistar o Jorge Garbajosa para continuar viva na pré-eliminatória e, sem rede, conseguiu mostrar a sua melhor versão. Um golo de Míchel no último minuto do jogo recompensou a garra andaluza num sábado com os nervos à flor da pele, em que teve de remar contra a maré depois de a sua boa imagem na primeira mão de quarta-feira não se traduzir em vitória. Depois do primeiro 1 a 1 em que a grande figura da partida foi o goleiro interista, os amarelos acabaram derrubando a porta que abriu caminho para um fim de semana glorioso e para as semifinais,

Ausente nas eliminatórias para o título de 2021, os jaenenses voltaram com força a alguns cruzamentos em que, depois de vencer um dos ‘cocos’, já se atrevem a sonhar com tudo. As semifinais são até hoje o pico histórico que o Jaén FS atingiu na competição, onde já participou em outras duas ocasiões. A ocasião da próxima semana, portanto, é idílica para quebrar o teto da equipe. Além disso, os homens de Dani Rodríguez vêm com um desejo extra de se reivindicar depois que seu caminho na Copa da Espanha e na Final Four da SM El Rey Cup terminou na primeira mudança, apesar de ambos serem disputados em seu feudo, uma Olivo Arena que esta tempo não poderá acompanhá-los na partida decisiva de volta das Semifinais.

Palma Futsal, paga a volta

Noite mágica em Son Moix, daquelas que cimentam o crescimento desportivo de um clube. O Palma Futsal culminou em uma virada histórica contra o Ribera Navarra FS que ficará nos anais da entidade. Os alunos de Vadillo encenaram sua melhor versão no 40×20, sendo esta a única maneira possível de atingir um marco de tais dimensões. Com um potencial ofensivo temível e eficaz, uma finura requintada dos jogadores nos metros finais, ligada à defesa de ferro que caracteriza a equipa do treinador do Cádiz, o objetivo de dar a volta a um empate praticamente intransponível foi alcançado. Os adeptos baleares viveram o idílio com a sua equipa no feudo maiorquino, onde foi escrita uma página de ouro que será difícil de esquecer. Depois de ser derrotado na Ciudad de Tudela por um confortável 6-2, O Palma Futsal teve o trabalho duro de virar o empate. Dito e feito.

Com um jogo de tirar o fôlego e um empate épico, o Palma Futsal selou a passagem para as semifinais do Play Off pelo título da Liga com uma vitória valiosa por sete a três que serviu para empatar o empate e dar o passe na prorrogação devido a a condição de melhor classificado da Liga regular. Jaén FS será medido no prelúdio da Grande Final. Concluído o feito heróico no primeiro turno, os alunos de Vadillo se apegam fortemente ao sonho de vencer um novo rival com humildade e sacrifício. A qualificação para a semifinal marca a quarta vez consecutiva que os ilhéus entram no ‘Top 4’ da fase eliminatória. Regularidade e trabalho extraordinário do clube, que não quer abrir mão do sonho de jogar a final pela primeira vez em sua história.

‘Valdepeñas nunca desiste’

A quarta e última classificada das quartas de final do Play Off para o título foi decidida na Virgen de la Cabeza. Lá, e com as câmeras da GOL como testemunhas, Viña Albali Valdepeñas e Jimbee Cartagena lutaram por 46 minutos para conquistar um lugar entre as quatro equipes que disputavam o título da LNFS. A dificuldade do passe da rodada ficou no nível dos oferecidos por ambas as equipes no 40×20 em uma partida muito intensa e marcada por contínuas trocas de oportunidades. No entanto, o resultado favorável dos viticultores na primeira mão (1-2) veio juntar-se à recuperação colhida pelos homens de David Ramos na noite mágica de domingo, conseguindo um lugar entre as quatro equipas que disputam o campeonato.

Uma classificação que representa mais um ponto no crescimento do time Ciudad Real. A terceira participação dos azulones no Play Off pelo título continuará ligada ao idílio que a equipa mantém nesta competição que, pelo menos, sempre conseguiu jogar as Semifinais. Este curso voltará a fazê-lo e terá como rival o Barça, Campeão da Liga regular, Taça de Espanha, Supertaça e UEFA Futsal Champions League. Um verdadeiro teste decisivo em um empate emocionante para uma equipe que nunca desiste.