Após alguns meses de tratativas e procedimentos, a Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP) e a Liga Nacional de Futsal (LNF) têm a satisfação de anunciar a formalização de um convênio destinado a impulsionar pesquisas científicas relacionadas à competição mais importante e tradicional do futsal brasileiro. Os pesquisadores Fábio Nogueira e Thiago Rigon encontraram-se com o diretor executivo Norberto Mello na sede da liga em São Paulo (foto) para entrega do documento assinado pelo diretor da EEFE, Prof. Umberto Corrêa, para a sequente assinatura do presidente da LNF, Cladir Dariva.

LNF
Os pesquisadores Fábio Nogueira e Thiago Rigon encontraram-se com o diretor executivo Norberto Mello na sede da liga em São Paulo

O Convênio é fruto do trabalho do Grupo de Estudo das Ações no Futsal e Futebol (GEAFUT), coordenado pelo Professor Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas.

O reconhecimento da importância da ciência no contexto esportivo por parte dos dirigentes da LNF foi fundamental para a realização desta parceria. Tanto para o lado da formação humana e esportiva dos profissionais envolvidos na gestão e prática da modalidade, quanto o lado socioeconômico dentro da indústria do lazer e entretenimento, sempre com foco no desenvolvimento humano, a ciência tem papel fundamental na melhoria da qualidade da experiência esportiva, seja no âmbito educacional, de lazer ou de alto rendimento, trazendo embasamento científico e conhecimento sistematizado para orientar potenciais intervenções, de curto a longo prazo.

O convênio possibilitará o compartilhamento de dados da LNF com o grupo de pesquisa GEAFUT até a temporada 2025, incluindo dados notacionais e imagens dos jogos. Tais dados servirão de matéria-prima para diversos estudos, desde análises longitudinais de indicadores básicos ao longo das 28 edições da LNF e comparações com outras ligas, até análises mais complexas de jogo envolvendo aplicações de visão computacional e aprendizado de máquina com as imagens do sistema de auxílio à tomada de decisão da arbitragem (Vídeo Suporte utilizado em todos os jogos dos playoffs a partir desta temporada 2023). Tamanho espaço amostral deve proporcionar resultados e conclusões robustas tanto para o autoconhecimento da liga e suas equipes participantes, como para o entendimento global da modalidade, no contexto masculino de alto rendimento. Os resultados dessa parceria serão compartilhados com a LNF e seus membros, e divulgados em periódicos e eventos científicos e profissionais sobre o tema.

O GEAFUT é composto por pesquisadores, ligados à academia e à prática profissional, e graduandos que buscam fomentar a produção e disseminação de conhecimento científico e profissional de qualidade sobre as modalidades futsal e futebol. Isso é feito por meio de uma abordagem colaborativa intra membros e por meio de parcerias com os diversos atores que compõem a comunidade de futebol e futsal (técnicos, professores, jogadores, graduandos, instituições etc.). Pautados pelos princípios da ética, compromisso com a ciência, formação humana e profissional, e transdisciplinaridade, o GEAFUT acolhe todos e todas interessados em investigar cientificamente essas modalidades, aproveitando-se do espírito científico e formativo de uma instituição classificada como a melhor da América Latina no campo da Educação Física e Ciências do Esporte.

A LNF é a responsável pela organização da maior competição de futsal do Brasil e uma das mais disputadas do mundo. Atualmente, a entidade é composta por 24 Franqueados e Clubes representando seis estados do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. A competição de 2023 está na Final. Atlântico e Joinville lutarão pelo título. A partida acontecerá em Toledo, no Paraná, e terá transmissão ao vivo da globo, do sportv e LNFTV.