O Cazaquistão abriu dois pontos de vantagem na liderança do Grupo B do UEFA Futsal EURO 2022, ao vencer por duas vezes a Finlândia por 6-2, enquanto Itália e Eslovénia empataram 2-2 no MartiniPlaza de Groningen.

O Grupo B termina na sexta-feira quando o Cazaquistão defrontar a Itália em Groningen e a Eslovénia defrontar a Finlândia no Ziggo Dome de Amesterdão. Na terça-feira, temos o segundo set de jogos do Grupo C na capital holandesa.

Itália 2-2 Eslovénia

Com Lorenzo Pietrangelo no gol após Stefano Mammarella ser descartado, a Itália liderou em 40 segundos, Douglas Nicolodi correndo do fundo da direita e superando Nejc Hozjan, antes de bater Nejc Berzelak. Os bicampeões estavam dominando, mas aos dez minutos o capitão Alex Merlim desviou o chute de Teo Turk para sua própria rede.

Com Kristjan Čujec a deixar a selecção para cobrir a lesão de Gašpar Vrhovec, a Eslovénia assumiu o comando. Tanto Pietrangelo quanto os travessos fizeram sua parte para manter a Itália empatada até os 29 minutos, quando Hozjan roubou Merlim e contornou o goleiro para fazer o 2 a 1. Merlim respondeu, marcando um livre por desvio de Denis Totošković e os “azzurri” pressionaram desesperadamente para o golo da vitória. No entanto, com o golo desprotegido, quase o perdeu nos últimos segundos, quando o remate de Berzelak saiu ao poste, com os jogadores da Eslovénia a cair de joelhos em frustração. Ainda assim, eles estão em segundo lugar, à frente da Itália em gols marcados.

Massimiliano Bellarte, selecionador da Itália : “Podemos ter merecido ganhar, mas não se trata de merecer. Acho que por vezes faltou-nos concentração e isso impediu-nos de ganhar. Gosto de tudo na minha equipa até agora. um jogo difícil contra o Cazaquistão, como todos os jogos deste torneio. Mas vamos jogar e espero que possamos nos classificar”.

Tomislav Horvat, selecionador da Eslovénia : “A minha equipa esteve muito bem hoje. Não é bom para o meu coração, mas quero felicitar os meus jogadores pelo jogo e pelo torneio que estão a realizar. Sabemos que somos fortes. Fizemos o nosso trabalho .”

Finlândia 2-6 Cazaquistão

A estreante Finlândia provou ser um jogo para o Cazaquistão, duas vezes semifinalista, mesmo antes de abrir a vantagem aos 13 minutos, quando Douglas Junior tentou rebater Henri Alamikkotervo e Miika Hosio pegou a bola perdida antes do goleiro Higuita e tocou. empatou três vezes no empate em 4-4 com a Eslovénia , voltou a responder, com a pressão a dizer quando Birzhan Orazov marcou à queima-roupa a um centro de Dauren Tursagulov.

Após vencer a Itália por 3 a 3 na estreia , a Finlândia começou bem o segundo tempo e voltou à vantagem quando o chute de Jani Korpela foi muito forte para Higuita. No entanto, dentro de um minuto Higuita respondeu de uma maneira que só ele poderia, acertando um chute no meio do caminho. Logo o Cazaquistão saiu na frente, a bola de Douglas Junior da direita acertou o calcanhar de Orazov no caminho de Arnold Knaub para acertar no primeiro tempo. Orazov conseguiu então o segundo da partida e o terceiro da final, com um chute na trave. Knaub fez cinco após passe de Edson e Azat Valiullin marcou na morte. A Finlândia está um ponto atrás da Eslovênia e da Itália.

Higuita, goleiro do Cazaquistão : “Esta vitória dá-nos tranquilidade e também tempo para trabalharmos e melhorarmos ainda mais a qualidade do nosso futsal. É sempre bom marcar um golo, mas prefiro não sofrer golos porque esse é o meu trabalho. especial marcar no Futsal EURO e estou feliz porque ajudou a minha equipa a obter o resultado que precisávamos.”

Mićo Martić, treinador da Finlândia : “Antes do EURO o nosso objectivo e o meu sonho era chegar ao último jogo e ainda estar em jogo. E continuamos vivos depois de hoje; não é vergonha perder por 6-2 a um dos potências do esporte.”

UEFA

Higuita lidera as comemorações do Cazaquistão. Foto: UEFA