Ídolo do Kairat Almaty, pelo qual é bicampeão europeu, o potiguar Douglas Junior está pronto para jogar mais uma Copa do Mundo de Futsal com a seleção do Cazaquistão. Em 2016, na Colômbia, a equipe cazaque caiu logo nas oitavas de final, mas este ano, na Lituânia, espera chegar mais longe e surpreender. Confira a entrevista com o jogador AQUI.

Divulgação

Douglas Junior é um dos destaques do Cazaquistão para a Copa do Mundo. Foto: Divulgação

Douglas tem 32 anos e nasceu em Guamaré, a 165 km de Natal. Chegou ao Cazaquistão, à época, a convite do técnico Ricardo Sobral, o Cacau, também potiguar. Após sete temporadas, o fixo garante que foi a melhor decisão que tomou na vida, fazendo parte de uma verdadeira revolução na modalidade no país e chegando a ser apontado como melhor defensor do mundo.

– O futsal aqui vem evoluindo bastante nos últimos anos. Os últimos resultados comprovam isso com a seleção chegando a duas semifinais do Europeu, conquistando a medalha de bronze em 2016, na Sérvia, e com o clube Kairat, que foi duas vezes campeão europeu. Esses resultados nos dão confiança para chegar lá fortes e fazer uma boa competição – falou ao ge.

Além de Douglas, o Cazaquistão conta com mais dois brasileiros: Léo Higuita e Taynan. Teria mais um, mas Léo Jaraguá sofreu uma grave lesão e não jogará o Mundial.

– É uma grande perda. Ele era um dos pilares da nossa equipe. Mas continuamos com uma equipe muito forte, os jogadores locais têm evoluído bastante junto conosco, comigo, Léo Higuita e Taynan. Todos nós nos sentimos cazaques – completou.

Reprodução

Seleção do Cazaquistão faz período de treinos e amistosos na Rússia. Foto: Reprodução

A seleção cazaque está no Grupo A, ao lado da anfitriã Lituânia, Costa Rica e Venezuela. A estreia será contra a Costa Rica, no dia 12.

– Nos apresentamos 20 dias atrás. Algumas seleções começaram um pouquinho antes, mas isso não muda nada. A nossa equipe sabe o que quer. Estamos na Rússia para fazer amistosos contra a seleção deles e no dia 7 seguimos para a Lituânia – contou.

O objetivo é fazer uma campanha melhor do que no último Mundial – foram eliminados para a Espanha nas oitavas de final. Douglas vê o grupo ciente de que muitas equipes brigam pelo título.

– As seleções favoritas são sempre as mesmas… Brasil, Espanha, Rússia, a Argentina, atual campeã, e o Irã, que fez seminal de Mundial em 2016, sendo o algoz do Brasil nas oitavas de final. Nós estamos correndo por fora. Temos uma boa seleção (Cazaquistão), mas deixamos o favoritismo para eles – reforçou.

 

O cara do Kairat

Em 2021, Douglas Junior conquistou o sétimo título nacional seguido com o Kairat, mas viu o time cair nas semifinais da Champions League diante do Barcelona. O jogador potiguar não esconde a “dor” por este revés, mas acredita que a equipe cazaque virá mais forte na próxima temporada.

– O clube conseguiu formar uma fortíssima equipe, trazendo grandes jogadores, mas infelizmente não conseguimos nosso objetivo principal que era conquistar a Champions League. Perdemos na semifinal para o Barcelona, um resultado que doeu bastante, pois éramos um dos um dos favoritos para conquistar a competição e, infelizmente, não foi possível. Mas tenho certeza que voltaremos bem mais fortes nessa temporada 2021/2022 com mais aprendizado. Saíram alguns jogadores, chegaram outros. É manter o foco para continuar sempre entre os melhores. Nosso objetivo é estar sempre entre os melhores, lá no topo – concluiu.

Cedida

Douglas Junior, em ação contra o Barcelona: derrota este ano doeu. Foto: Cedida