Dono de dois títulos da Copa do Mundo de Futsal (1992 e 1996) e três vezes eleito como melhor jogador do planeta (2000 a 2002), o ex-jogador Manoel Tobias foi homenageado nesta quarta-feira na Arena de Pernambuco, eternizando seu nome no Espaço Pernambuco Imortal – dedicado para atletas do estado que tiveram destaque em suas carreiras.

Kleyvson Santos

Manoel Tobias deixa a marca dos seus pés na Arena de Pernambuco. Foto: Kleyvson Santos

Natural de Salgueiro, no Sertão pernambucano, Manoel Tobias completou 50 anos no mês de abril e abriu discussão ao afirmar, em entrevista concedida ao site da Fifa, que se considerava o maior atleta da história do futsal, à frente de Falcão e do português Ricardinho.

Há 14 anos morando em Fortaleza, onde lidera um projeto de futebol de salão, o ex-atleta também atuou no futebol de campo, defendendo o Grêmio, em 1996. Com a camisa do Tricolor Gaúcho, ele disputou 11 jogos e marcou um gol.

– A minha trajetória, saindo do Sertão, foi de muitas dificuldades. Chegando aqui em 1984, na capital pernambucana, no mundo, cheio de incertezas, mas com duas convicções: que eu tinha um propósito no esporte e que vale a pena fazer as coisas com dignidade, respeito e resiliência. O esporte me trouxe isso. Só o fato de estarmos aqui, com grandes ídolos do esporte pernambucano, do Brasil e do mundo, para mim é muita gratidão.

Kleyvson Santos

Manoel Tobias recebe homenagem na Arena de Pernambuco. Foto: Kleyvson Santos

Manoel Tobias jogou pela Seleção entre 1991 e 2002, sendo o artilheiro e o melhor jogador dos Mundiais de 1996 e 2000. Sobre as comparações com o também bicampeão Falcão, ele voltou a valorizar sua trajetória como salonista.

“Com toda convicção e sem falsa modéstia, eu sou o maior da história sim. Eu acho que cada um sabe o que fez de importante na história. Mas, para mim, dentro da minha tela, eu me considero sim o maior da história do futsal no Brasil, no mundo, pelas qualidades que o Manoel Tobias mostrava dentro da quadra, reunindo também outros fatores.”