O Barça estreia-se na Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, na Croácia, na quarta-feira, frente ao Romeno Galati, pelas 17h30 (Esport3); o segundo jogo será na quinta-feira, contra o Anderlecht, às 17h30; e a participação continental termina no sábado, às 20h30, contra o anfitrião Pula. Apenas o primeiro irá para a Final Four e o atual campeão quer defender seu título na Final Four.
“Somos favoritos e tudo o que não passar seria um fracasso”, disse Jesús Velasco na anterior. Mas atenção, porque na Ronda de Elite não há margem para erros e o Barça defronta três rivais hipermotivados e terá o belga Anderlecht, equipa desenhada para ambicionar a tudo, o rival a bater.

“Nos últimos dois jogos só marcámos dois golos e temos de melhorar no ataque se não quisermos ter surpresas”, disse Velasco. “A derrota em Palma e o empate em casa com o Jaén são um alerta e um alerta para todos”, disse o treinador do Toledo, ciente de que a equipa está em jogo no Pula.

“Agora chegou o momento da verdade e não podemos falhar porque a Liga dos Campeões é o objetivo número 1 da temporada”, reconheceu o treinador do Barcelona. Velasco está com todo o elenco à disposição para enfrentar a Rodada de Elite. O plantel é composto pelos 14 jogadores da equipa principal e pelo guarda-redes reserva Àlex Lluch, que se estreou na Liga dos Campeões há três épocas ao serviço do Andreu Plaza.

O Sporting Anderlecht é o velho Halle-Gooik, que já se cruzou com o Barça na Ronda de Elite disputada em Plsen na época passada. A fusão com o Anderlecht deu um novo impulso à equipa e ao projeto e os belgas contam com jogadores de alto nível como o guarda-redes Roncaglio e ex-jogadores ilustres do campeonato espanhol como Grello, Maxi Rescia e Fits.

Em vez disso, o Barça enfrentará o croata Futsal Pula e o romeno United Galati pela primeira vez. De salientar que o Futsal Pula defrontou o Sporting de Portugal na Fase Principal e fez frente ao campeão português (5-3). Para Velasco, os belgas do Sporting Anderlecht “têm um plantel ao nível das equipas da primeira divisão espanhola e o Pula é uma equipa forte. O Galati está um ponto abaixo”.

Depois da derrota para o Mallorca Palma Futsal e do empate no Palau com o Jaén, o capitão Sergio Lozano explicou ao ‘Mundo Deportivo’ que “somos líderes na Liga e agora arriscamos tudo na Europa. Temos que exigir mais de nós mesmos depois de um pequeno solavanco, mas temos uma boa semana para consolidar a temporada. Para nós o mais importante é estar na Final Four”.

Quanto aos rivais, o madridista avisou antes da estreia que “o United Galati tem jogadores habituados a este tipo de torneios e a Roménia está sempre nos Europeus e teremos de estar atentos. Somos os actuais campeões e a nossa obrigação é ir para a Final Four.”

“O Anderlecht é a equipa mais forte, de longe. Podia ter sido cabeça-de-chave e empatou com o Palma com várias baixas importantes como o Fits. Sabemos que se não estivermos a 100 por cento eles são capazes de nos vencer. Mas não sei conheço-o muito bem no Pula, mas lutou com o Sporting todo o jogo e isso significa que não vai ser um adversário fácil, e também vai jogar em casa”, concluiu.

LNFS

Ferrao e Feixas, durante o treinamento para o duelo. Foto: LNFS