Ernesto Arandilla


Dyego, do Barça, bate a bola contra Higor, do Palma Futsal. Foto: Ernesto Arandilla

O Barça conquistou o primeiro ponto da final do Play Off pelo título ao vencer o Palma Futsal no primeiro dos três jogos da série (4-2). Os comandados de Jesús Velasco, que sempre tiveram a iniciativa no placar, sentenciaram o primeiro duelo no segundo tempo e, assim, ficam a apenas uma vitória de se sagrarem campeões da Liga Nacional de Futsal. Por sua vez, os homens de Antonio Vadillo, que perderam pela primeira vez na Liga contra o Barça nesta temporada, serão forçados a fazer uma nova virada neste Play Off pelo título se quiserem se classificar para sua primeira Liga.

Ambiente de gala no Palau Blaugrana, palco da primeira partida da final da Liga Nacional de Futsal entre o Barça, líder da Fase Regular; e Palma Futsal, terceiro classificado. Demorou para o jogo ganhar ritmo, porém, Dyego, no quinto do primeiro tempo, se encarregou de desempatar, começando com uma jogada individual na ala que Fábio não conseguiu pegar. O gol sofrido ativou um Palma Futsal que até agora não havia conseguido superar o nível proposto pelo rival no primeiro duelo da Grande Final. A primeira chance para os visitantes após o gol foi dada por Diego Nunes com um chute perigoso que estava prestes a complicar Dídac Plana sob os postes. Mancuso e Cainan de Matos, este último duas vezes,

O empurrão dos visitantes feito no Palau Blaugrana após o gol sofrido não tardou a ser recompensado no placar. Chegando à metade do jogo no primeiro tempo, Higor, em uma brilhante jogada individual, conseguiu empatar e restabelecer o empate inicial no placar. O empate serviu não só para restabelecer o empate no placar, mas também para continuar impondo seu maior peso ofensivo no Palau Blaugrana contra um Barça que não era nada fluido em seu jogo.

Na tentativa de recuperar do gol inicial de Dyego, Mancuso estava prestes a colocar o Palma Futsal na frente no placar com um chute que saiu ao lado. Logo a seguir, Dyego ia contrariar a oportunidade do visitante com um remate cruzado por cima da baliza defendida por Fabio. O jogador do Palmitos ia se firmar como a grande referência do Barça e assim refletiu em 40×20 marcando o segundo gol do Barça em uma jogada habitual do 7 Blaugrana. Desta vez soube aproveitar a inércia de Jesús Velasco no golo sofrido, protagonizando os seus melhores minutos por cima da baliza defendida por Fabio. A dois minutos do intervalo, o time da ilha teve a oportunidade de empatar novamente com um chute da baliza dos dez metros, porém, Dídac Plana adivinhou as intenções de Mancuso.

Assim que a partida recomeçou, o Palma Futsal aproveitou um erro de Dídac Plana quando a bola saiu para restabelecer o empate inicial no placar pela segunda vez na tarde-noite do Futsal no Palau Blaugrana. Minutos depois, foi Mancuso que esteve prestes a transformar o perigo dos visitantes no terceiro golo da noite com um remate ao centro que falhou a baliza defendida por Dídac Plana por alguns centímetros. Tal como acontecera nas fases iniciais da primeira parte, nesta segunda parte, o Palma Futsal voltou a despontar como o principal protagonista da partida e estava prestes a assumir a liderança por intermédio de Nunes. No entanto, o Barça acabou com as chances de recuperação do rival, voltando à liderança do placar pela terceira vez consecutiva. Nesta ocasião,

O terceiro do Barça abriu a partida que aumentou o ritmo. Neste novo ‘jogo’ Ferrão apareceu para deixar a sua assinatura com o quarto golo do jogo. O pivô natural de Chapecó aumentou seus recordes na luta pelo Troféu JOMA pelo Artilheiro da Temporada 2021/22 com um gol de verdade que por sua vez serviu para colocar a equipe de Jesús Velasco mais perto de conseguir o primeiro ponto da série. Por sua vez, a desvantagem de dois gols no placar obrigou os homens de Antonio Vadillo a apostar em vestir Eloy Rojas com a camisa rosa de goleiro-jogador. Apesar de cinco tentativas, o Palma Futsal não conseguiu evitar a derrota e o Barça estava a apenas uma vitória de se proclamar campeão da Liga.