LNFS
Matheus, jogador do Barça, em fuga com Chino, do Jaén FS

A final do Play Off para o título muda para Jaén neste fim de semana. O Barça leva vantagem de 2-0 na eliminatória depois de somar as duas vitórias no Palau, e já está perto da terceira vitória consecutiva, impulsionado pelo enorme talento de Pito. Os culés precisam apenas de mais uma vitória e não querem que o empate volte ao Barcelona. Se o Jaén FS vencer esta sexta-feira na Arena Olivo, haverá um quarto jogo no domingo, às 18h00, no mesmo palco.

JAEN FS – BARÇA

Sexta-feira 23/06/2023. 21:30. Areia Oliveira.

Jaén FS está confiante de que o fator diferencial da Olivo Arena mudará o rumo de uma final em que até o momento se viu um Barça intocável. A equipe de Jesús Velasco vem recheada de vitórias no Play Off: seis vitórias em seis jogos. Pito, o jogador do último mês na equipa blaugrana, marcou nos cinco jogos. Ele tem 6 gols e 5 assistências nas partidas contra Viña Albali Valdepeñas, Inter FS e Jaén FS, elevando claramente sua média em relação à temporada regular, quando marcou 9 gols em 22 jogos.

O Barça superou o primeiro jogo com algumas dificuldades, pois Jaén FS fez o 3-2 a um minuto do fim e ainda teve chances para a prorrogação. Mas no segundo eles foram um verdadeiro rolo, principalmente no primeiro tempo. Matheus, Pito e Ferrão fizeram os gols e foram para o intervalo com uma vantagem de 3 a 0. Após o intervalo, Dyego e Sergio González ampliaram a vantagem, até que Alan Brandi e Espindola completaram o placar. A partida terminou com homenagens a Marcenio e Carlos Ortiz, que não jogarão mais no Palau Blaugrana a menos que a série seja estendida até a quinta e decisiva partida.

Esse é o objetivo do Jaén FS, que para já não tem encontrado as suas melhores sensações nesta final. No primeiro confronto foram sólidos na defesa, sua principal característica, mas viram-se completamente derrotados no segundo. Para esta sexta-feira, Dani Rodríguez recupera o pivô Mati Rosa, expulso no início da final por um knockdown sobre André Coelho quando não havia guarda-redes por baixo dos postes. A participação do pivô argentino parece decisiva para gerar perigo no ataque e dar outra variante às movimentações de Alan Brandi e aos golpes de Chino, artilheiro da categoria.

Enfrentam um desafio muito difícil, mas não impossível: até hoje ninguém voltou de 2 a 0 na eliminatória do Play Off pelo título, embora em duas ocasiões o quinto jogo tenha sido forçado. CLM Talavera fez isso em 1998 e o Barça em 2018. Só os pênaltis impediram os blaugrana de encenar uma reviravolta heróica contra o Inter FS naquela final.

O Barça já sabe que não poderá contar com Adolfo no resto da temporada. Na segunda-feira, ele passou por uma ressonância magnética que confirmou uma torção no dedão do pé esquerdo devido a uma pancada com Alan Brandi. Será baixo para os restantes jogos da final. Sem Adolfo e sem Sergio Lozano, o plantel do Barça é algo reduzido, mas Velasco está a dar minutos a jogadores da subsidiária como o colombiano Harrison Santos. Casa cheia é esperada na Olivo Arena, uma das pistas mais badaladas da Primera División. Os torcedores do Jaén já viram seu time dar o melhor de si e erguer três Copas da Espanha. Voltar para o Barça de 2 a 0 em uma final seria uma grande palavra. O 40×20 passará a sentença.